A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) realizou, em parceria com o Instituto de Economia da Unicamp, uma pesquisa com 4 mil pessoas para entender como acontece a jornada de compra do consumidor na farmácia.
Na pesquisa, foram levantados diversos fatores, como frequência de compras, se os clientes costumam comprar na mesma loja sempre e o ticket médio das vendas.
Confira os resultados:
Frequência de compras
A maioria dos clientes – 61,6% – costuma fazer compras na farmácia pelo menos duas vezes por mês. Das cinco regiões do Brasil, a Sul e a Norte são as que mais frequentam o estabelecimento, duas vezes por mês.
Clientes costumam ser fiéis
A pesquisa também mostrou a relação entre os clientes e as lojas. Cerca de 67,2% dos entrevistados buscam sempre ou quase sempre a mesma farmácia e/ou drogaria para realizar suas compras.
Pesquisa de preços
O levantamento também deixa claro que 86,7% dos entrevistados não costumam pesquisar os melhores preços em outras farmácias antes de comprar os itens desejados.
Ticket médio
Outro ponto levantado pela pesquisa é a quantidade de produtos adquiridos por pessoa em cada compra. Entre os entrevistados, a média é de três itens comprados por vez. Dentre as regiões, a que tem o maior ticket médio é a Sudeste, com R$ 60,20, seguida da Centro-Oeste, com R$ 53,51.
Veja também: Consumidor deverá ser informado com antecedência sobre interrupção no serviços públicos
Fonte: Revista da Farmácia