De acordo com a Lei Orçamentária Anual, sancionada pela Presidência da República no mês de janeiro, o Programa Farmácia Popular vai receber o investimento de R$5,4 bilhões neste ano de 2024.
Leia: Ressignificação da profissão farmacêutica: quatro dicas para se destacar na área
No ano passado, o orçamento vigente era de R$ 3,1 bilhões e, no dia 22 de dezembro, o Congresso Nacional aprovou o novo orçamento para o programa Farmácia Popular, que assegura mais investimento para o programa no ano de 2024. Em um comparativo realizado entre dos anos de 2020 a 2024, é possível perceber uma evolução nos investimentos destinados ao Programa Farmácia Popular.
Dignidade menstrual
A mais recente novidade anunciada pelo programa, e que ganhou grande destaque nacional pela sua importância, foi a inclusão dos absorventes higiênicos ao elenco de produtos gratuitos oferecidos pelo Farmácia Popular.
A iniciativa faz parte do programa Dignidade Menstrual, criado pelo Governo Federal, e que visa garantir o acesso gratuito a absorventes para estudantes das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua. A ação reforça a importância que os investimentos destinados ao Programa Farmácia Popular possuem e garante dignidade e qualidade de vida para todas as pessoas que menstruam.
Leia também: O que faz a farmácia vender mais?
Com esse aumento de investimentos, o programa ganha força e potencializa as oportunidades para o mercado farmacêutico. É o que afirma Castro Neto, CEO da Pacto Mais – empresa paraibana empresa paraibana com soluções de Comunicação e Tecnologia que atende cerca de 20% do mercado nacional de farmácias que fazem parte do programa Farmácia Popular.
“O Governo Federal praticamente duplicou o orçamento para o programa Farmácia Popular, fazendo com que chegue ao ano de 2024 com maior vigor. A partir disso, podemos alertar as farmácias diante deste investimento, e visualizar a grande oportunidade em aumentar a movimentação das vendas”, destaca Castro.
O CEO da Pacto declara, ainda, que esta decisão beneficia diretamente os cidadãos. “Com mais investimentos, o elenco de medicamentos disponíveis gratuitamente poderá ser ainda maior, o que sem dúvidas contribui para garantir mais qualidade à saúde da população”, afirma.
O que se pode esperar para 2024:
Com o orçamento praticamente dobrado, a tendência é que o Ministério da Saúde invista em:
- Adição de mais itens com 100% de gratuidade;
- Ampliação da cobertura do programa para atender ainda mais cidadãos;
- Maior divulgação do Farmácia Popular e os seus benefícios para a população;
- Melhoria na fiscalização das farmácias conveniadas ao Programa.
Fonte: Revista da Farmácia