Logotipo Ascoferj
Pesquisar
Close this search box.

Governo garante mais investimentos ao Farmácia Popular em 2024

Melhoria na fiscalização das farmácias conveniadas e adição de mais itens com 100% de gratuidade estão na lista.
Governo garante mais investimentos ao Farmácia Popular em 2024
Foto: Divulgação

De acordo com a Lei Orçamentária Anual, sancionada pela Presidência da República no mês de janeiro, o Programa Farmácia Popular vai receber o investimento de R$5,4 bilhões neste ano de 2024.

Leia: Ressignificação da profissão farmacêutica: quatro dicas para se destacar na área

Foto: Divulgação

No ano passado, o orçamento vigente era de R$ 3,1 bilhões e, no dia 22 de dezembro, o Congresso Nacional aprovou o novo orçamento para o programa Farmácia Popular, que assegura mais investimento para o programa no ano de 2024. Em um comparativo realizado entre dos anos de 2020 a 2024, é possível perceber uma evolução nos investimentos destinados ao Programa Farmácia Popular.

Dignidade menstrual

A mais recente novidade anunciada pelo programa, e que ganhou grande destaque nacional pela sua importância, foi a inclusão dos absorventes higiênicos ao elenco de produtos gratuitos oferecidos pelo Farmácia Popular. 

A iniciativa faz parte do programa Dignidade Menstrual, criado pelo Governo Federal, e que visa garantir o acesso gratuito a absorventes para estudantes das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua. A ação reforça a importância que os investimentos destinados ao Programa Farmácia Popular possuem e garante dignidade e qualidade de vida para todas as pessoas que menstruam.

Leia também: O que faz a farmácia vender mais?

Com esse aumento de investimentos, o programa ganha força e potencializa as oportunidades para o mercado farmacêutico. É o que afirma Castro Neto, CEO da Pacto Mais – empresa paraibana empresa paraibana com soluções de Comunicação e Tecnologia que atende cerca de 20% do mercado nacional de farmácias que fazem parte do programa Farmácia Popular.

“O Governo Federal praticamente duplicou o orçamento para o programa Farmácia Popular, fazendo com que chegue ao ano de 2024 com maior vigor. A partir disso, podemos alertar as farmácias diante deste investimento, e visualizar a grande oportunidade em aumentar a movimentação das vendas”, destaca Castro. 

O CEO da Pacto declara, ainda, que esta decisão beneficia diretamente os cidadãos. “Com mais investimentos, o elenco de medicamentos disponíveis gratuitamente poderá ser ainda maior, o que sem dúvidas contribui para garantir mais qualidade à saúde da população”, afirma.

O que se pode esperar para 2024:

Com o orçamento praticamente dobrado, a tendência é que o Ministério da Saúde invista em:

  • Adição de mais itens com 100% de gratuidade;
  • Ampliação da cobertura do programa para atender ainda mais cidadãos;
  • Maior divulgação do Farmácia Popular e os seus benefícios para a população;
  • Melhoria na fiscalização das farmácias conveniadas ao Programa.

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação. Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.