Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Medicamentos para sintomas da dengue estão em 2º lugar nos mais vendidos de 2022

Medicamentos para combater sintomas da dengue vendem mais em 2022

Foto: shutterstock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O número de casos de dengue tem preocupado os brasileiros. Dados do aplicativo Farmácias App mostram que os medicamentos que auxiliam no tratamento para amenizar os sintomas da doença ocuparam o segundo lugar na lista dos mais vendidos no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 30,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

As chuvas, intensas desde o início do ano, impactam na circulação do mosquito Aedes aegypti, exigindo medidas de proteção para evitar o contágio e aliviar as dores causadas pela doença. Os medicamentos não narcóticos e antipiréticos ficaram em segundo lugar no primeiro trimestre do ano, com 16,8% do top 10 mais vendidos e 3,44% do faturamento das vendas gerais.

O mês de janeiro teve o maior índice de vendas, com faturamento de 40,6%, seguido de março, com 32%. Por região, o Sudeste foi o que mais contribuiu com o resultado, responsável por 46,5% do faturamento desses medicamentos. Em seguida, aparecem Nordeste (21,5%), Sul (17,1%), Centro-Oeste (9,1%) e Norte (5,8%).

O levantamento mostra que Dipirona EMS, Dipirona Neo Química, Dipirona Pratri-Donaduzzi, Dipiriona Medley, Paracetamol Cimed, Paracetamol EMS, Paracetamol Teuto, Paracetamol União Química e Paracetamol Medquímica foram os medicamentos mais vendidos para esse fim.

Já os repelentes e inseticidas, embora tenham tido queda de faturamento – 11,8% em 2021 contra 2,4% no trimestre – ainda representaram 36,8% das vendas em janeiro.

Veja também: Grupo DPSP amplia programa de sustentabilidade e anuncia projetos inéditos

Fonte: Revista da Farmácia

Sair da versão mobile