A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) publicou uma pesquisa sobre o panorama dos meios de pagamento em seis segmentos do varejo, incluindo o farmacêutico, na visão das empresas e de 600 consumidores. O estudo considerou as vendas em lojas físicas e online durante os meses de maio e junho de 2020.
Pagamento online
Os principais meios de pagamento oferecidos pelas empresas no varejo online são o cartão de crédito à vista e parcelado, ambos com 90% de adesão. A opção mais utilizada é a parcelada (48% foram pelo computador e 41% no smartphone).
O smartphone (89%) já é a ferramenta mais usada para compras online, à frente até mesmo dos computadores (85%). Além disso, o pagamento desperta curiosidade em quem ainda não utiliza – 20% dos entrevistados gostariam de fazer isso.
Lojas físicas
Nas lojas físicas, 66% dos entrevistados utilizam cartão de débito, 65% usam cartão de crédito à vista, 64% ainda usam dinheiro, 57% usam o cartão de crédito parcelado, 25% usam boleto bancário, 21% usam pagamento móvel via aplicativos, 16% usam cartão da própria loja, 10% usam vale benefícios e 3% utilizam cheque.
Setor farmacêutico
Ao segmentar o setor farmacêutico e de perfumaria, 36% dos consumidores usam cartão de débito, 27% pagam com cartão de crédito à vista, 18% com dinheiro, 13% utilizam cartão de crédito parcelado, 3% utilizam aplicativos, 1% pagam com cartão da loja e 1% utilizam vale benefícios.
Veja também: Empresas impactadas pela Covid-19 terão regime especial para renegociação de dívidas no RJ
Fonte: Revista da Farmácia