A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação, na última segunda-feira (28/9), contra oito funcionários do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Os suspeitos, que já haviam sido presos em agosto, são acusados de montarem uma organização criminosa que extorquia empresários da Baixada Fluminense. A notícia foi dada pelo portal G1 na manhã do mesmo dia.
De acordo com investigações, eles se passavam por policiais civis para cobrar propina de comerciantes. Durante a ação, foram apreendidos diversos documentos nas residências dos suspeitos.
Alerta às farmácias de manipulação
O Departamento de Assuntos Regulatórios da Ascoferj alerta as farmácias de manipulação do Rio de Janeiro para a visita de funcionários do Ipem que cheguem às lojas para fiscalizar se as balanças utilizadas estão calibradas, conforme prevê a RDC nº 67/2007.
“Recentemente, um de nossos associados relatou a visita de dois fiscais do Ipem bastante grosseiros pedindo a sua documentação e a da farmácia. É preciso ficar atento, pois pode ser um desses casos de extorsão noticiados”, explica Betânia Alhan, farmacêutica e coordenadora do departamento.
Veja também: SMS/RJ quer nova parceria com farmácias para imunização contra sarampo