Segundo dados da Abrafarma, as redes de farmácias e drogarias que fazem parte da Associação tiveram um crescimento expressivo ao longo deste ano.
Além da ampliação da presença geográfica em cidades de 50 mil a 300 mil habitantes, foi implantado um novo modelo de assistência clínica, que contribuiu para aumentar o número de empregos e o acesso da população à saúde.
Outro motivo para o bom desempenho das redes foi a adoção de estratégias de vendas alinhadas às transformações digitais e ao comportamento omnichannel dos consumidores.
Os resultados da Abrafarma
De acordo com dados levantados pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) dos últimos 12 meses, terminados em setembro de 2019, as redes da Abrafarma somaram um faturamento de R$ 51,88 bilhões, com 2,63 bilhões de unidades comercializadas, gerando um aumento de 10,12%. Além disso, foram 961 milhões de atendimentos.
Já dados da IQVIA mostram a força da representatividade da Associação: quase metade do faturamento do setor (44%) vem dela, sendo seguida pelas independentes (26%), associações e franquias (17%) e outras redes (13%).
Veja também: Como fazer o consultório farmacêutico dar certo?
Fonte: Revista da Farmácia