Além do coronavírus, Brasil deve se preocupar com outras doenças comuns

Além da Covid-19, outras doenças preocupam
Foto: freepik

Sem dúvida alguma, a doença mais comentada do ano é a Covid-19, que somente no primeiro trimestre de 2021 já causou mais de 92 mil óbitos, conforme indica o Portal da Transparência de Registro Civil da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Mas, além do coronavírus, outras enfermidades ainda devem receber atenção.

A Arpen divulgou que doenças respiratórias como a síndrome respiratória e as pneumonias representaram 15% das mortes do primeiro trimestre de 2021, enquanto enfartos e doenças do coração corresponderam a 12% do total. Já AVCs e doenças indeterminadas foram responsáveis por 7% das mortes, e as demais causas, sejam naturais (diabetes e câncer) e não naturais (acidentes e homicídios), somam 29% do total.

Além disso, enfermidades como dengue e chikungunya, ainda que não estejam sendo faladas, também apresentam dados relevantes – em 2020, foram registrados quase um milhão de casos de dengue e 80 mil de chikungunya pelo Governo Federal.

Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, o Brasil tem apresentado aumento de casos em doenças que são pouco debatidas, como o glaucoma, que acomete 150 mil pacientes por ano. No Brasil, já causou danos à visão de mais de 1,9 milhão de pessoas, sendo que 450 mil delas apresentaram perda de visão irreversível.

Outras doenças bastante comuns são a anemia falciforme, que é hereditária e atinge sete milhões de brasileiros; a febre maculosa, mais presente nas regiões Sul e Sudeste, e acomete aproximadamente 15 mil pessoas por ano; e a esquistossomose, popularmente conhecida como “barriga d’água”, que atinge cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.

Veja também: Teuto lança medicamento indicado para terapia anticoagulante

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A exposição excessiva ao sol e fatores genéticos podem ser as causas relacionadas ao câncer de pele....

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] Com a proximidade do início do verão, a combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A infância é um período de grande desenvolvimento. Nesta fase, as crianças possuem, em média, necessidades nutricionais...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O envelhecimento é um processo natural da vida e se dá por diversas mudanças físicas, psicológicas e...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O uso de diferentes tipos de medicamentos sem a orientação farmacêutica e médica pode colocar em risco...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A enxaqueca é um tipo recorrente de dor de cabeça, que afeta cerca de 30 milhões de...

Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.