Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Entenda o que significam as siglas do protetor solar

Siglas do protetor solar

Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

 

Alguns rótulos de dermocosméticos podem gerar dúvidas por conta das abreviações, mas é importante entendê-los para saber quais são os melhores produtos para a sua pele. A dermatologista Vanessa Perusso, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a convite da Helioderm, esclarece todas as siglas do protetor solar.

Raios UV

Sigla de raios ultravioleta, radiação eletromagnética transmitida a partir do sol. Pode causar problemas como manchas, melasma e envelhecimento precoce.

Raios UVA

São a variação do ultravioleta tipo A, categoria de radiação presente na emissão dos raios solares o dia inteiro e em qualquer clima, seja ele nublado, frio ou quente. Ou seja, penetram na pele de forma profunda, por isso é importante usar protetor solar até mesmo dentro de casa. Estão associados ao envelhecimento precoce e manchas.

Raios UVB

São a categoria ultravioleta tipo B, presentes na emissão de raios solares entre as 10h e 16h. Penetram de forma superficial na pele, mas são os maiores responsáveis pelo câncer de pele.

FPS

A sigla significa fator de proteção solar e indica a potência do produto contra os raios UVA e UVB. Para o dia a dia, o FPS 30 é suficiente, mas durante a exposição ao sol o ideal é o 50.

Veja também: Teuto esclarece benefícios da arnica gel

Sair da versão mobile