Doenças oculares são problemas oftalmológicos provados por causas genéticas, hábitos e estilos de vida. Em médio e longo prazo podem causar, entre outras coisas, dificuldade na visão e até mesmo, em casos mais graves, cegueira.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que atualmente 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, dos quais, entre 60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados. No último Censo Demográfico do IBGE, mais de 35 milhões de pessoas apresentaram alto grau de dificuldade visual.
“Pensar na saúde ocular desde a juventude é fundamental para preservar a visão. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia garante que cerca de 74% dos casos de cegueira e deficiência visual podem ser prevenidos ou curados com o diagnóstico precoce, hábitos de vida saudáveis e tratamento adequado”, explica a farmacêutica e supervisora de treinamentos do Laboratório Teuto, Magali Tamas.
Entre as principais causas de cegueira adquirida e que acometem principalmente idosos aparecem o glaucoma, a catarata e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A visita frequente ao oftalmologista é o primeiro passo para diagnosticar e tratar precocemente cada uma delas.
Manter uma alimentação saudável também é fundamental, já que muitos alimentos são ricos em carotenoides – gema de ovo, frutas cítricas, vegetais alaranjados e folhas verdes escuras.
Veja também: Conheça a relação da saúde bucal com a imunidade