[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Os medicamentos possuem princípios ativos, responsáveis pelo efeito no organismo, e substâncias adicionais para manter a composição. Por isso, devem ser guardados em locais adequados para não sofrerem alterações e nem estragarem antes da validade. A farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia do UNINASSAU Camila Gomes, explica os cuidados necessários que todos devem ter com eles.
“O principal é armazená-los em locais que não recebem raios solares, como armários fechados. Esse é o ambiente mais adequado porque muitos medicamentos são sensíveis à luz e ao calor, sendo conservados abaixo dos 30ºC. A umidade é outro fator que deve ser considerado. Porém, também há os medicamentos que precisam ficar na geladeira, como a insulina. Grande parte das instruções estão presentes na bula”, comenta.
Além disso, é preciso higienizar o local do armazenamento depois de retirar todos os medicamentos, evitando que eles tenham contato com os produtos de limpeza. No momento de guardar os medicamentos, é preciso mantê-los com a embalagem, que traz informações sobre o lote, a validade e o fabricante. Para o descarte correto, o medicamento deve ser levado para uma farmácia. Jogá-los na pia ou no lixo comum trará prejuízos para o meio ambiente e para a sua saúde.
“A última dica é mantê-los fora do alcance de crianças, animais de estimação e pessoas que apresentem transtorno mental. Os idosos também devem receber uma atenção especial”, finaliza a farmacêutica.
Veja também: Má higiene bucal pode causar doenças no coração
Fonte: Revista da Farmácia