Consumo no Brasil sofreu retração na primeira semana de quarentena

Primeiras semanas de quarentena resultaram em mudanças significativas no consumo do brasileiro.
Queda do consumo na primeira semana de quarentena
Foto: freepik

A Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apresentou um estudo que mostra uma mudança nos hábitos de consumo do brasileiro durante o isolamento social, gerando inclusive retração durante o mês de março.

Retração nas semanas de março

Ao comparar a semana do dia 9, ainda pré-quarentena, com a do dia 23, houve redução de 8% no gasto total dos consumidores, 5% na frequência de viagens aos pontos de venda e 9% no tamanho da cesta (quantidade de itens). O cenário foi parecido com o da China, que só começou a se recuperar seis semanas após o início da quarentena.

Categoria que cresceram

Na semana de 16 de março, o abastecimento dos lares foi principalmente com categorias básicas e não perecíveis. Gastos com papel higiênico, por exemplo, cresceram 47% em relação à semana anterior. Sabonete (41%), detergente e água sanitária (40%) e alvejante (38%) também se destacaram. Já entre os alimentos, leite, açúcar, derivados de tomate, iogurte e massa foram os mais procurados.

Já na semana de 23 de março, as categorias que mais cresceram foram linguiças e embutidos (+ 15%), água sanitária e alvejantes (+ 8%), água mineral (+ 8%), frangos (+ 7%), leite (+ 6%), acessórios de limpeza (+ 6%), alimentos para pets (+ 5%), iogurte (+ 2%) e pão industrializado (+2%). Os produtos de higiene foram os mais impactados: gastos com absorventes e desodorantes caíram 34%, creme dental 30% e produtos pós xampu 28%.

O diretor de Client Service & New Business da Kantar, David Fiss, fala sobre os números: “Na pós-estocagem foram priorizados os produtos para limpeza da casa e os não perecíveis. Já entre os formatos, o varejo tradicional permaneceu importante, enquanto farmácias e hipermercados perderam espaço entre os consumidores brasileiros”.

Veja também: Close-up International faz projeções do canal farma para o mês de abril

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.