SMS-RJ publica resolução sobre atividades de imunização

Conheça as novas recomendações para as ações de imunização.
Imunização
Foto: freepik
ads-728x90-2.webp

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) publicou terça-feira (5/5) a Resolução SMS nº 4.391/2020, que concede efeito às orientações sobre a utilização de máscaras cirúrgicas durante os procedimentos de imunização e sobre medidas adicionais de boas práticas de vacinação, descritas na Nota Técnica S/SUBPAV/SVS nº 09/2020.

Nota Técnica 09/2020

O texto da Nota Técnica deixa claro que leva em consideração normas que já haviam sido previamente publicadas, como Decreto 47.375/2020, que apresentou medidas adicionais de enfrentamento da pandemia da covid-19 e tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção facial; e o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

Com isso, fica recomendada a utilização de máscara cirúrgica pelos profissionais envolvidos nas atividades de imunização e que atuem no preparo e administração de imunobiológicos. A recomendação se aplica a todos os procedimentos de imunização, inclusive para as farmácias que estão atuando há mais de uma semana na campanha de vacinação contra a Influenza.

Além disso, os profissionais deverão higienizar com frequência as mãos com água e sabonete líquido ou com álcool a 70% quando não foi possível lavar as mãos.

Cuidados para utilização de máscaras

Além disso, a norma pede que os profissionais tenham atenção aos cuidados de segurança necessários enquanto colocam, utilizam e retiram as máscaras. Não devem tocar na parte frontal da máscara e nem levar as mãos ao rosto, descartando-a em lixo infectante e sempre higienizando as mãos após a remoção.

É preciso também substituir a máscara por uma nova sempre que a que estiver sendo usada esteja úmida ou danificada, como determinam as normas sanitárias vigentes.

Medidas adicionais para boas práticas de vacinação

A Resolução informa também sobre a necessidade de haver organização do fluxo de usuários, de modo que as normas do Programa Nacional de Imunizações sejam respeitas, e a vacinação segura seja garantida.

Os estabelecimentos devem preparar espaços específicos para o atendimento e para quem espera, respeitando o distanciamento mínimo de dois metros entre os pacientes. E, se possível, manter alguns profissionais apoiando a organização da fila.

Outro ponto referenciado na norma é que, nas atividades de registro e recepção das pessoas que desejam se vacinar, haja uma distância mínima de um metro entre o profissional e o usuário.

Também será necessário garantir a limpeza e desinfecção da sala de vacinação de acordo com o Procedimento Operacional Padrão nº 08, da Coordenação do Programa de Imunizações (S/SUBPAV/SVS), que padronizou o processo de limpeza das salas de vacinas.

Veja também: Um dia depois, sai RDC para testes rápidos para covid-19

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Ascoferj manifesta seu pesar pelo falecimento de um ícone do mercado farmacêutico brasileiro....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.