Institucional
O “Dia Mundial da Saúde Ocular” é um dos esforços mundiais para erradicar as causas de cegueira no planeta. Destaca-se o movimento mundial “Visão: 2020: O Direito de Ver”, resultado da parceria entre a OMS, Organização Mundial da Saúde e a IAPB International Agency for Prevention of Blindness, e que tem como missão “eliminar as principais causas de cegueira evitável a fim de dar a todos os povos do mundo, especialmente aos milhões de pessoas desnecessariamente cegas, o direito de ver”.
As estatísticas demonstram que oito em cada dez casos de perda da visão poderiam ter sido evitados. É através de um exame clínico e de testes complementares, muitas vezes simples, como a aferição da pressão intra-ocular, que se verificam eventuais alterações.
A questão é que algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas (não apresentam sintomas) e outras, quando se manifestam, costumam estar em um estágio avançado. Ainda falta informação para grande parte da sociedade, que procura assistência quando é tarde demais.
A catarata, principal causa de cegueira no Brasil, é curável graças aos avanços no campo da microcirurgia. Outras doenças podem ser controladas a partir da detecção precoce e do acompanhamento especializado. São elas: glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética.
Visitas anuais ao oftalmologista fazem a diferença para os adultos. E, para as crianças, é necessário um cuidado diferenciado desde o pré-natal, e acompanhamento periódico com um oftalmopediatra.