A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) realizou, nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, a 4ª edição do Future Trends, um evento para mais de 2,3 mil profissionais convidados, entre empresários, gestores e farmacêuticos.
Com uma programação variada e dinâmica, o evento contou com palestras nacionais e internacionais. Jonatham Carney, da QuintilesIMS (Inglaterra), Bill Zhao, da ModiFace (Canadá), Joe Jackman, da Jackman Reinvents (Canadá), e Stephen Thompson, da Coca-Cola (EUA), compartilharam suas experiências com o varejo, falaram de tendências e mostraram como a tecnologia está mudando as relações de consumo.
Na Arena de Ideias, empresas de produtos e serviços apresentaram as novidades do mercado, entre elas, o Hilab, um equipamento que realiza exames como Zika Vírus, dengue, HIV, gravidez, hepatite e muitos outros, entregando laudos a pacientes com mais agilidade. Foram lançados também aplicativos para gestão comercial e de operações, como o Dr. Vendedor e o GO. Na área de atenção farmacêutica, o Clinicarx foi apresentado como um programa completo para o gerenciamento dos serviços farmacêuticos.
A Arena de Ideias também promoveu palestras curtas com profissionais que compartilharam experiências em diversas áreas e temas, como marketing de relacionamento e comportamento do consumidor.
No Encontro com o Varejista, de acesso restrito, as redes associadas apresentaram para parceiros da indústria as estratégias e expectativas futuras. E, no Fórum de Alta Gestão, os gestores das redes participaram de debates exclusivos e relevantes para o futuro e o sucesso dos negócios.
“O Future Trends nasceu da constatação de que estava faltando uma conversa estratégica no setor farmacêutico. Por essa razão, o evento foi idealizado com base no que esses dois protagonistas do mercado, grandes redes e fabricantes, podem fazer juntos”, disse o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.
Hilab: exame na farmácia
A Hi Technologies, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para humanizar a área médica, apresentou ao setor, durante o evento da Abrafarma, o Hilab, primeiro serviço de telemedicina que realiza exames laboratoriais como HIV, vírus Zika, Chikunguya, dengue, hepatite, teste de gravidez, colesterol total, HDL, hemoglobina glicada, vitamina D, glicemia, entre outros. O tamanho reduzido, 12 cm x 12 cm, facilita o manuseio e a capilaridade.
Em Curitiba, há uma farmácia testando o Hilab, e tudo indica que a próxima será a rede São Bento, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. “Estamos aqui para fechar contrato e começar a usar em nossas salas de atendimento farmacêutico. Vamos nos amparar na Lei 13.021 e na Resolução 585, do Conselho Federal de Farmácia”, disse Cinthia, farmacêutica da rede.
O Hilab foi aprovado pela Anvisa em abril. No entanto, inexiste regulamentação específica para a realização de todos esses exames em farmácias e drogarias, apesar de a Agência já ter dado sinais de que pretende regularizar o serviço.
Para cada exame, há uma cápsula com diferentes reagentes. A amostra de apenas algumas gotas de sangue é digitalizada, enviada à nuvem e analisada pelos técnicos do laboratório da Hi, que devolvem o resultado para o smartphone do farmacêutico.
Quanto ao tempo, o teste da Zica é o mais lento, mesmo assim leva apenas 20 minutos. O da gravidez é feito em cinco minutos. Quanto ao preço, equipamento e cápsulas têm custo zero, pois a farmácia paga apenas por exame realizado.
Abrafarma em números (2016/2017)
– R$ 43,09 bilhões de faturamento em 12 meses
– Aumento de 9,54% nas vendas
– 2,28 bilhões de unidades comercializadas
– 885 milhões de atendimentos
Fonte: Comunicação Ascoferj