Abrafarma Future Trends é sucesso de público em SP

Quarta edição do Future Trends, promovido pela Abrafarma, reúne nomes nacionais e internacionais do varejo.

A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) realizou, nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, a 4ª edição do Future Trends, um evento para mais de 2,3 mil profissionais convidados, entre empresários, gestores e farmacêuticos.

20170830_100509_resized
Mais de 2,3 mil profissionais

 

Com uma programação variada e dinâmica, o evento contou com palestras nacionais e internacionais. Jonatham Carney, da QuintilesIMS (Inglaterra), Bill Zhao, da ModiFace (Canadá), Joe Jackman, da Jackman Reinvents (Canadá), e Stephen Thompson, da Coca-Cola (EUA), compartilharam suas experiências com o varejo, falaram de tendências e mostraram como a tecnologia está mudando as relações de consumo.

20170830_132338_resized
Arena de Ideias

 

Na Arena de Ideias, empresas de produtos e serviços apresentaram as novidades do mercado, entre elas, o Hilab, um equipamento que realiza exames como Zika Vírus, dengue, HIV, gravidez, hepatite e muitos outros, entregando laudos a pacientes com mais agilidade. Foram lançados também aplicativos para gestão comercial e de operações, como o Dr. Vendedor e o GO. Na área de atenção farmacêutica, o Clinicarx foi apresentado como um programa completo para o gerenciamento dos serviços farmacêuticos.

A Arena de Ideias também promoveu palestras curtas com profissionais que compartilharam experiências em diversas áreas e temas, como marketing de relacionamento e comportamento do consumidor.

No Encontro com o Varejista, de acesso restrito, as redes associadas apresentaram para parceiros da indústria as estratégias e expectativas futuras. E, no Fórum de Alta Gestão, os gestores das redes participaram de debates exclusivos e relevantes para o futuro e o sucesso dos negócios.

20170830_152616_resized
Leandro e Eduardo Rocha, da rede A Nossa Drogaria, associada à Ascoferj, e o presidente da entidade, Luis Carlos Marins

 

“O Future Trends nasceu da constatação de que estava faltando uma conversa estratégica no setor farmacêutico. Por essa razão, o evento foi idealizado com base no que esses dois protagonistas do mercado, grandes redes e fabricantes, podem fazer juntos”, disse o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Hilab: exame na farmácia

A Hi Technologies, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para humanizar a área médica, apresentou ao setor, durante o evento da Abrafarma, o Hilab, primeiro serviço de telemedicina que realiza exames laboratoriais como HIV, vírus Zika, Chikunguya, dengue, hepatite, teste de gravidez, colesterol total, HDL, hemoglobina glicada, vitamina D, glicemia, entre outros. O tamanho reduzido, 12 cm x 12 cm, facilita o manuseio e a capilaridade.

Hilab_1
Hilab para exames em farmácias

 

Em Curitiba, há uma farmácia testando o Hilab, e tudo indica que a próxima será a rede São Bento, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. “Estamos aqui para fechar contrato e começar a usar em nossas salas de atendimento farmacêutico. Vamos nos amparar na Lei 13.021 e na Resolução 585, do Conselho Federal de Farmácia”, disse Cinthia, farmacêutica da rede.

O Hilab foi aprovado pela Anvisa em abril. No entanto, inexiste regulamentação específica para a realização de todos esses exames em farmácias e drogarias, apesar de a Agência já ter dado sinais de que pretende regularizar o serviço.

Para cada exame, há uma cápsula com diferentes reagentes. A amostra de apenas algumas gotas de sangue é digitalizada, enviada à nuvem e analisada pelos técnicos do laboratório da Hi, que devolvem o resultado para o smartphone do farmacêutico.

Quanto ao tempo, o teste da Zica é o mais lento, mesmo assim leva apenas 20 minutos. O da gravidez é feito em cinco minutos. Quanto ao preço, equipamento e cápsulas têm custo zero, pois a farmácia paga apenas por exame realizado.

 

Abrafarma em números (2016/2017)

– R$ 43,09 bilhões de faturamento em 12 meses

– Aumento de 9,54% nas vendas

– 2,28 bilhões de unidades comercializadas

– 885 milhões de atendimentos

Fonte: Comunicação Ascoferj

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Com o aumento dos furtos e fraudes no varejo brasileiro, Segurpro dá dicas fundamentais para proteger operações e preservar a rentabilidade....
Mercado global de retail media deve alcançar 179,5 bilhões de dólares até 2025, segundo pesquisa da Criteo....
Retirada do termo “Drogaria” reforça a nova proposta da rede em ir além da farmácia tradicional carioca....
Crescimento das vendas dos produtos ocorreu no primeiro trimestre de 2025, com um avanço de 31% somente no digital....
Novo serviço permite a compra de medicamentos, itens de higiene, beleza e serviços farmacêuticos com mais conveniência....
Digitalização amplia o alcance, melhora a experiência e fortalece o relacionamento entre farmácias e consumidores....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!