Absorventes higiênicos passaram a ser incluídos no Farmácia Popular

Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual visa beneficiar mulheres entre 10 e 49 anos que estejam dentro dos requisitos determinados.
Absorventes higiênicos passaram a ser incluídos Farmácia Popular
Foto: Divulgação
ads-728x90-2.webp

O Ministério da Saúde iniciou, nesta segunda-feira (15/01), a distribuição gratuita de absorventes higiênicos. Agora, os itens estão incluídos no rol de produtos gratuitos do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB). O objetivo é beneficiar estudantes, pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social extrema, mulheres em situação de rua ou aquelas com baixa renda, desde que possuam CPF cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e tenham entre 10 e 49 anos.

Leia: Lula anuncia reconstrução do Farmácia Popular

Para ter acesso gratuito a absorventes higiênicos nos estabelecimentos credenciados no âmbito do PFPB, basta que seja emitido documento de autorização na plataforma ConecteSUS, cuja validade será de 180 dias, contados a partir de sua emissão, sendo desnecessário, portanto, apresentar prescrição médica, laudo ou atestado.

As drogarias e farmácias devem verificar se o código de barras do absorvente está na lista de produtos do Programa, que será atualizada periodicamente e disponibilizada no site oficial do Ministério da Saúde. Além disso, elas precisam respeitar os valores de referência dos absorventes divulgados na Portaria GM/MS nº 3.073, de 15 de janeiro de 2024.

Cerca de 226 drogarias foram excluídas do Farmácia Popular pelo Ministério da Saúde. O principal motivo são irregularidades na venda de medicamentos. Segundo o Metrópoles, o número é 842% maior que o total de descredenciamentos registrados em 2022.

Leia também: O que faz a farmácia vender mais?

De acordo com o Ministério da Saúde, 43 estabelecimentos foram desligados do Farmácia Popular em 2021. O número havia caído para 26 em 2022 e voltou a subir no ano passado. O uso indevido de CPFs, dispensação de medicamentos não prescritos na receita e a venda para CPFs de pessoas já falecidas estão entre as principais razões para os descredenciamentos de 2023.

Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição