Aché busca margem maior com Profuse

Valor Econômico

A indústria de medicamentos Aché quer aproveitar o relacionamento construído com profissionais da saúde para vender protetores solares, hidratantes, cremes anti-idades e sabonetes via prescrição. A meta é transformar a marca própria Profuse, criada em março, em uma das cinco maiores do mercado brasileiro de dermocosméticos até 2016, com faturamento bruto de R$ 73 milhões. A marca deve fechar o ano na 19ª posição, com R$ 10 milhões em vendas.

"Com o lançamento de vários medicamentos genéricos, as margens do mercado farma são cada vez menores. Os dermocosméticos são uma alternativa bastante interessante porque permitem construir uma marca em um mercado em que há certa proteção e que cresce a taxas mais expressivas", afirma Marcelo Neri, diretor da unidade de prescrição do Aché.

Nos 12 meses anteriores a setembro, o mercado brasileiro de dermocosméticos somou R$ 976,4 milhões, um avanço de 18,5% em relação ao mesmo período de 2010, segundo a IMS Health, que audita o mercado farmacêutico. O Aché já atua no mercado de dermocosméticos brasileiro em parceria com a alemã Beiersdorf. A fabricante de cosméticos, proprietária também da marca Nivea, recorreu ao Aché em 2007 para disseminar a linha Eucerin, 11ª em vendas no país. As duas empresas têm a opção de renovar a parceria em 2017. Segundo Neri, a intenção é ficar com as duas marcas no portfólio.

Para ganhar espaço no mercado brasileiro, entretanto, o Aché terá de enfrentar empresas de grande porte. A francesa La Roche Posay, a americana Stiefel e a suíça Galderma são hoje as maiores em vendas, com 49% do mercado, segundo a IMS. "Decidimos preencher uma lacuna de produtos específicos para a pele da mulher brasileira, que é mais oleosa", afirma Neri. O Aché investiu R$ 10 milhões em pesquisas para entrar nesse mercado, que estuda desde 2004.

O desenvolvimento dos produtos e o controle de qualidade da linha Profuse são feitos pela Aché, mas a fabricação é terceirizada com a K&G, em Louveira (SP). "Futuramente pretendemos internalizar a produção ou fazer alguma parceria que nos permita ter mais domínio sobre a cadeia", conta ele. Antes disso, a empresa quer ganhar escala. Vendida em grandes redes de farmácias, a linha Profuse foi lançada com seis itens e fecha o ano com 14. A meta é chegar a 36 nos próximos cinco anos. Em paralelo aos lançamentos, a empresa trabalha para fixar a marca no mercado. O investimento em marketing somou R$ 11 milhões neste ano. A empresa treinou 20 consultoras para apresentar os produtos aos consumidores nas lojas. O preço médio dos produtos, em R$ 50, está abaixo da média das principais marcas de dermocosméticos, diz a empresa, e isso é uma forma de atrair a clientela.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Durante a Semana da Imunização, Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo terão uma cobertura imunológica ampla, com mais de 15 opções de vacinas....
Unidade conta com um mix variado de produtos, incluindo itens de perfumaria e cosméticos....
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 14 de maio....
Linx Big Farma garante integração com o sistema e ajuda farmácias e drogarias a evitarem multas e irregularidades....
Anúncio foi feito durante a festa de premiação e coroou, pela segunda vez, a rede de drogarias como a preferida dos cariocas....
Estudo da NÓS — Inteligência e Inovação Social destaca a importância da identificação, do afeto e da presença real nas decisões de compra....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Você é associado Ascoferj?

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.