O Estado de S. Paulo
O Governo alemão aprovou a doação de US$ 20 milhões de euros ao combate à gripe suína nos países em desenvolvimento da África, informaram nesta terça-feira, 22, as ministras da Saúde, Ulla Schmidt, e da Cooperação Econômica, Heidemarie Wieczorek-Zeul.
"Os vírus pandêmicos da gripe A não conhecem fronteiras. É preciso ajudar a atenuar as consequências da pandemia naquelas regiões em que os sistemas de saúde não são fortes", disse Schmidt num comunicado assinado em conjunto com sua colega da pasta de Cooperação.
Wieczorek-Zeul esclareceu que os 20 milhões de euros doados pela Alemanha beneficiarão programas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que vão distribuir vacinas contra a doença nos países da África subsaariana.
Essas nações, cujos sistemas de saúde foram impactados pela crise financeira mundial, sequer podem vacinar os profissionais da área, "muito menos as camadas mais carentes da população", destacou a ministra da Cooperação Econômica.
A ajuda alemã se une a uma iniciativa similar anunciada na semana passada pelos Estados Unidos.
Em maio, a Alemanha já havia destinado 7,5 milhões de euros a medidas de prevenção contra a gripe suína nos países em desenvolvimento.