Andropausa atinge 9% dos homens acima de 40 anos

Porta Abril

Incidência do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) aumenta a partir dos 60 anos

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando de forma progressiva, podendo atingir o patamar de 81,2 anos em 2050. Hoje mais de 22 milhões de homens estão acima dos 40 anos de idade e este número pode chegar a 47 milhões em 2030. No entanto, viver mais não significa, necessariamente, viver bem, especialmente no caso do público masculino que ainda resiste em procurar o médico.

Felizmente, alguns aspectos da saúde masculina começam a ganhar mais espaço entre especialistas, sociedades médicas e lideranças públicas, chamando a atenção para os cuidados com a saúde do homem. Esse é o caso da andropausa, termo popular para o hipogonadismo do homem maduro ou Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), que atinge cerca de 9% da população masculina acima dos 40 anos e 33% com mais de 60 anos.

Cansaço, distúrbios do sono, mudanças de humor, perda da força muscular e diminuição da libido são alguns dos sintomas do DAEM que se caracteriza pela redução das taxas de testosterona no organismo masculino a níveis abaixo de 200 mg/dL. Ao contrário das mulheres, a produção dos hormônios sexuais não é interrompida completamente e de forma abrupta no homem, mas ocorre uma queda gradativa dos níveis de testosterona no organismo. Estudos mostram que os homens com baixos níveis hormonais têm mais chance de desenvolver osteoporose, problemas cardiovasculares, síndrome metabólica, disfunção erétil e outras doenças.

Segundo o endocrinologista Ricardo Meirelles, professor associado de Endocrinologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, sintomas do DAEM são percebidos em menor ou maior grau, dependendo de cada pessoa. Eles afetam a qualidade de vida e o bem-estar do homem, por exemplo, diminuindo a capacidade produtiva do indivíduo e causando impacto nas relações interpessoais. Mas existe tratamento. A reposição hormonal melhora os sintomas da andropausa e contribui para o fortalecimento da massa óssea.

A terapia hormonal injetável é a mais indicada atualmente pelos médicos. Entre os tratamentos mais modernos, o undecilato de testosterona é administrado em aplicações trimestrais (via injeção intramuscular) e oferece a vantagem de manter os níveis de testosterona estáveis no organismo por mais tempo, sem picos excessivos, o que possibilita comodidade e eficácia no tratamento da andropausa.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.