Anvisa aprova medicamento para tratamento de fibrose pulmonar idiopática

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acaba de aprovar o Esbriet (pirfenidona), medicamento oral da farmacêutica Roche.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acaba de aprovar o Esbriet® (pirfenidona), medicamento oral da farmacêutica Roche, líder mundial em inovação em saúde, para o tratamento da fibrose pulmonar idiopática (FPI). A droga foi a primeira no mundo a combater a fibrose pulmonar idiopática, uma doença pulmonar restritiva, irreversível e letal. Apesar de ser considerada rara, estima-se que o Brasil é o país subdesenvolvido com mais incidências de FPI. A enfermidade dificulta a respiração e impede que os órgãos vitais recebam oxigênio para funcionar corretamente.

As análises combinadas de três estudos de fase III – ASCEND e CAPACITY  I e II,  que juntos somaram  1.247 pacientes, mostraram uma redução de 38% no risco de morte depois de até dois anos de tratamento. O medicamento já está presente em mais de 38 países do mundo com aprovação da FDA (Food and Drug Administration), dos Estados Unidos e da EMA (European Medicines Agency), da Europa. Com sua chegada ao Brasil, a expectativa é que ele atenda uma população de pacientes que ficou desamparada por muitos anos.

A progressão da FPI varia de acordo com cada caso e tem curso imprevisível. A expectativa é que, com o tratamento e a maior geração de dados, seja possível conhecer ainda mais sobre a progressão e evolução da enfermidade, que é considerada pela classe médica como mais agressiva do que muitos tipos de cânceres. “O objetivo da Roche é trazer toda sua inovação e expertise  para as doenças pulmonares e, principalmente, para necessidades médicas ainda não atendidas”, explica Lênio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil.

Em 25 anos empenhada em inovação, a experiência respiratória da empresa inclui medicamentos para asma, fibrose cística e câncer de pulmão. Após a aprovação da ANVISA, o Esbriet aguarda a precificação estabelecida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para o início da sua comercialização. A análise dura aproximadamente três meses.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Roche

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Uma resposta

  1. Esta noticia de Medicamento de Fibrose Pulmonar Idiopática e de 17 06 2016 .
    Gostaria de saber como esta a comercializacão hoje dois anos apos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.