Pesquisar
Close this search box.

Araçatuba perde 30 mil vacinas

O Estado de São Paulo

Temperatura de refrigerador foi a 15°C e doses acabaram inutilizadas

O município de Araçatuba, a 540 quilômetros de São Paulo, deverá devolver para a Secretaria de Saúde do Estado 30.355 doses de 17 tipos de vacinas que foram inutilizadas por causa do apagão. As vacinas estavam em refrigeradores de sete Unidades Básicas de Saúde que, por causa da falta de energia elétrica, não conseguiram manter a temperatura entre 2°C e 8°C. Essa temperatura é a recomendada para que as vacinas não percam o efeito e possam ser usadas com segurança.

As 30 mil doses, que equivalem a 90% do estoque de vacinas do município, deveriam imunizar contra diversos tipos de doenças, como febre amarela, pólio, rotavírus, rubéola, meningite e hepatite, entre outras.

O prejuízo foi estimado em R$ 41 mil. Do total, 27.117 doses estavam no Posto de Saúde central, que não tem gerador e é o responsável pela distribuição das vacinas para as 11 Unidades Básicas de Saúde do município.

O serviço de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba informou que a temperatura nos refrigeradores chegou a 15,9°C porque os aparelhos não conseguiram ligar, por falta de energia, o sistema automático de controle de temperatura.

A mesma situação aconteceu em São José do Rio Preto, a 430 quilômetros de São Paulo, onde 500 doses de vacinas tiveram de ser inutilizadas porque o refrigerador da Unidade Básica de Saúde do bairro Eldorado não tem gerador.

Bebês
Em Bauru, a 343 quilômetros de São Paulo, cinco bebês transferidos para o Hospital de Base na noite do apagão deveriam retornar na noite de ontem para a Maternidade Santa Isabel, de onde foram retirados às pressas para não correr risco de morte. O interventor da associação que administra a maternidade, Fábio Teixeira, disse que o hospital deverá comprar o mais rápido possível um gerador para evitar novos problemas. A maternidade poderá ser multada em até R$ 1,3 milhão por não ter um gerador.

Compartilhe:
Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Logotipo ediretor
Conheça o eDiretor. Uma ferramenta que vai tornar a gestão da sua farmácia mais prática e mais eficiente.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição