No próximo dia 16/08, às 15h, a Ascoferj promoverá uma live sobre a RDC 786/23 no Instagram, com a participação da Ana Maria Targa, farmacêutica, especialista em Engenharia Farmacêutica e representante da MedLevensohn, e Betânia Alhan, farmacêutica e especialista em Assuntos Regulatórios da Associação.
Leia: Norma que autoriza testes rápidos em farmácias entra em vigor nesta terça (1º/8)
A RDC 786/23, entre inúmeras mudanças, altera artigos da RDC 44/09, expandindo os serviços oferecidos e incluindo nesse rol os exames de análises clínicas de leitura exclusivamente visual e material biológico primário.
Na live, você descobrirá como os exames poderão ser realizados, o que a farmácia precisa adequar para realizar testes rápidos e quais pontos estão proibidos. Ana e Betânia tirarão todas as dúvidas e esclarecerão os principais pontos da nova RDC.
Leia também: MedLevensohn promove encontro sobre a nova RDC 786/23
“Os testes rápidos deixaram de ser uma política individual na pandemia para se tornarem uma política de saúde pública, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o cidadão tenha acesso à triagem e a um diagnóstico mais rápido. Agora, as farmácias devem se adequar às exigências da Anvisa e se regularizarem para oferecer o serviço”, comenta Ana Maria.