Ascoferj pede esclarecimentos sobre bloqueios do Farmácia Popular

Foto: Reprodução site Ministério da Saúde
ads-728x90-2.webp

A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), apoiada pelo deputado federal Felício Laterça (PSL/RJ), encaminhou um ofício ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga solicitando uma reunião com Cláudio Costa, diretor responsável pelo Departamento Nacional de Auditorias do Sistema Único de Saúde (DENASUS), para tratar dos recorrentes bloqueios preventivos do sistema de vendas (datasus) das farmácias que fazem parte do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).

Aumento do número de bloqueios do datasus

No documento, o departamento Jurídico da Ascoferj esclarece que, desde setembro do ano passado, muitas farmácias, associadas à entidade ou não, vêm tendo seus acessos ao sistema bloqueados pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) sem qualquer aviso prévio sob a alegação da existência de irregularidades.

Dentre as irregularidades citadas, uma das principais é o aumento do número de transações e, consequentemente, do valor da movimentação financeira da farmácia. Contudo, como esclarece o consultor jurídico Gustavo Semblano, durante a pandemia da Covid-19 o próprio Farmácia Popular ampliou a validade das receitas médicas para aquisição de produtos farmacêuticos e correlatos nas farmácias e drogarias, com o objetivo de reduzir o número de pessoas circulando nas ruas, por meio da Nota Técnica nº 134/2020.

“Com a ampliação da validade das receitas, certamente haveria aumento da procura da população pelos produtos disponibilizados pelo Programa Farmácia Popular. O bloqueio ocorre quando há indícios de fraude, que podem ser confundidos com esse aumento de demanda”, explica Semblano.

Resolução do problema

O advogado explica que o problema não é o bloqueio preventivo, mas sim a falta de auditoria por parte do DENASUS, órgão competente para tal: “O DAF tem atribuição legal pra fiscalizar movimentos atípicos nas contas e bloquear o sistema da farmácia sem qualquer aviso prévio. Nossa reclamação não é da atitude do DAF, mas sim do DENASUS. É preciso contactar a farmácia para saber se realmente aquela movimentação indevida foi feita ou se há provas que comprovem a legalidade”.

Atualmente, o Jurídico está com aproximadamente 100 mandados de segurança prontos para serem julgados justamente pela falta da auditoria. Enquanto essa auditagem não é feita, as farmácias não têm acesso às suas contas – muitas vezes, por meses ou até um ano, e o valor retido é alto.

Além da reunião com a direção do DENASUS, o advogado da Ascoferj pede que, paralelamente à realização do bloqueio preventivo do datasus pelo DAF, seja estabelecido oficialmente um prazo de cinco dias para instauração da auditoria pelo DENASUS.

Veja também: Lista de medicamentos do Farmácia Popular deve ficar exposta nas farmácias

Você precisa de ajuda com este assunto?
ads-728x90-2.webp
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Valor arrecadado a partir de um percentual das vendas totais da marca Tena, realizadas nas lojas físicas e nos canais virtuais não presenciais da Venancio....
Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas....
Associada da Santos & Abreu segue com seu projeto de expansão e abre uma unidade na Várzea, interior do estado do Rio de Janeiro....
Novo modelo digital projeta integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, transformando a experiência de compra e impulsionando o setor....
Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários....
Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Evite multas e bloqueios

Renove a sua Licença Sanitária e Certificado de Regularidade do CRF-RJ.

Prazo final

30/04

Você é associado Ascoferj?

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição