Ícone do site ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro

Ascoferj procura SMS do RJ para falar sobre vacinação

vacinação

Luis Marins, deputado estadual Jorge Felippe Neto, Daniel Soranz, Ricardo Valdetaro e Betânia Alhan

Na tarde desta quinta-feira (11), a Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) teve uma reunião com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, para pleitear a participação das farmácias na campanha de vacinação contra Covid-19 e também a prioridade dos farmacêuticos na imunização.

O encontro ocorreu por intermédio do deputado estadual Jorge Felippe Neto (PSD-RJ), apoiador do progresso do setor farmacêutico. Luis Marins, presidente da Associação; Ricardo Valdetaro, vice-presidente; e Betânia Alhan, coordenadora do Departamento de Assuntos Regulatórios entregaram ao secretário um ofício detalhando as duas solicitações.

“Assim como fizemos na última semana, no encontro com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, mostramos que o setor está preparado para trabalhar em uma campanha de grande porte como esta. Queremos cada vez mais fazer a população entender a relevância dessas unidades de saúde reconhecidas por lei”, explica Marins.

Contudo, a pouca quantidade de doses em solo brasileiro ainda é um impedimento para que as farmácias sejam incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI). Já em relação à prioridade dos farmacêuticos na vacinação, Daniel Soranz informou que, até o momento, a preferência é pelos profissionais acima de 60 anos de idade em atividade.

“Justamente pelo baixo número de doses disponíveis é que foi necessário subdividir os profissionais da saúde. Hoje, a prioridade são os farmacêuticos acima de 60 anos, mas amanhã os outros também serão. Continuaremos lutando para que todos sejam imunizados”, finaliza o presidente da Ascoferj.

Leia também: Ascoferj faz apelo à Secretaria de Saúde do Rio para vacinação em farmácias

Sair da versão mobile