A Ascoferj promoveu, nesta quinta-feira (07/11), uma imersão sobre indicadores de desempenho no Centro de Convenções Nova América, em Del Castilho. Durante o evento, os participantes aprenderam a interpretar corretamente os indicadores e a identificar os erros nos processos que possam estar impedindo a geração de oportunidades para aumentar as vendas.
Leia: Circuito Ascoferj acontece na Baixada Fluminense
Adriano Schinetz, consultor da Gestão Farma, conduziu o encontro e destacou que o desempenho de venda sobre a meta planejada, o nível de ruptura e a quantidade de cobertura de ofertas são indicadores que devem ser analisados diariamente na farmácia. Ele explicou que, para isso, o gestor de vendas precisa definir os processos a serem realizados com a equipe e acompanhar os relatórios no sistema da loja.
Além disso, é essencial estabelecer um cronograma de acompanhamento desses indicadores e processos. Esse cronograma visa conferir ou fiscalizar ações ao longo do tempo, com datas ou períodos específicos. O desempenho de vendas deve ser analisado diariamente; o nível de ruptura, três vezes por semana; e a cobertura de ofertas, quatro vezes por semana.
Adriano também apontou que a falta de análise de desempenho com outros indicadores relacionados é um dos erros cometidos por gestores e pela equipe de vendas. Ele comentou que o tíquete de atendimento por vendedor e os tíquetes médios de venda, lucro e produtos por venda podem ser analisados em conjunto.
“A sensação que tive sobre essa imersão foi de dever cumprido. A turma era diferenciada e interagia a todo momento, demonstrando vontade e compreensão para melhorar. Esse é o espírito que devemos ter em mente: buscar melhoria contínua e trocar experiências”, comentou o palestrante.
Em entrevista à Ascoferj, Jorge Felipe, proprietário da Cityfarma, compartilhou sua experiência na imersão: “Aprendi muito nessa imersão. O palestrante é excelente, e os conteúdos que ele trouxe vão agregar muito às minhas atividades diárias”.
No final do evento, foram realizados sorteios para dois CNPJs, que receberão um diagnóstico completo de compras, vendas e financeiro para o ano de 2024. Tiang Costa, proprietário da Henry Farma Drogarias, foi um dos sorteados: “O diagnóstico vai auxiliar muito no crescimento da minha farmácia. Minhas expectativas são as melhores possíveis”.
Gilberto Sartori, gestor das Drogarias Speed Farma, também foi contemplado: “Fiquei muito feliz por ser um dos ganhadores. A imersão promovida pela Ascoferj foi excelente, e o dia foi bastante proveitoso”.
Leia também: Preço é o principal critério do público sênior na escolha da farmácia