Snif Brasil
Filial brasileira do laboratório europeu mantém crescimento acima do registrado pelo mercado, de acordo com dados de IMS e Grupemef
A afiliada brasileira do laboratório anglo-sueco AstraZeneca fechou o primeiro trimestre de 2009 com um faturamento de R$ 312,9 milhões, crescendo 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Grupemef, que contabiliza as vendas em farmácia e para hospitais. Mais uma vez, o crescimento foi maior do que o registrado pelo mercado brasileiro (14,5%) e coloca a farmacêutica na sétima posição no ranking geral do setor.
De acordo com o IMS Health, que audita as vendas apenas em farmácias, o faturamento da AstraZeneca alcançou 159,4 milhões, crescendo 19% em relação ao mesmo período de 2008, também maior que o registrado pelo mercado (10,2%).
Esse resultado mantém a AstraZeneca na nona colocação na classificação geral do IMS Health, que inclui os fabricantes brasileiros de genéricos e laboratórios internacionais de pesquisa.
O primeiro trimestre também foi positivo para a operação global da AstraZeneca, que registrou um aumento de 19% no seu lucro líquido a taxas constantes de câmbio, chegando a US$ 2,294 bilhões versus US$ 1,867 bilhões em igual período de 2008. Já o lucro operacional da companhia, a taxas constantes de câmbio, passou para US$ 3,362 bilhões ante US$ 2,765 bilhões atingido no primeiro trimestre de 2008, um aumento de 19%.
As vendas alcançaram US$ 7,7 bilhões nesse período, o que representa um aumento de 7% a taxas constantes de câmbio. Os mercados emergentes continuam tendo um bom desempenho. As vendas nesses países aumentaram 15% no primeiro trimestre.
"Nosso negócio provou ser resiliente nesse primeiro trimestre, sendo o resultado da excelência na condução do crescimento dos principais produtos em todas as regiões, enquanto apresentamos melhorias na eficiência operacional”, afirma David Brennan, CEO global.