Um compilado de 72 estudos com sete mil pacientes realizados pela revista The Lancet mostra que a música reduz a ansiedade em procedimentos cirúrgicos, ajudando na diminuição do uso de sedativos e analgésicos e aliviando dores. Com base no levantamento, a área de Saúde Feminina da Bayer, em parceria com a agência MRM Brasil, se uniu ao Spotify para lançar playlists para serem tocadas nas clínicas e consultórios durante procedimentos e exames ginecológicos.
Serão seis playlists que reúnem mais de seis horas de música em 160 faixas, com gêneros musicais que vão do pop ao rock e do jazz à bossa nova, para tocar em momentos como a inserção do DIU hormonal, exames de rotina e também quando a paciente está na sala de espera do consultório.
Segundo Thais Ushikusa, ginecologista, obstetra e gerente médica de Saúde Feminina da Bayer Brasil, a música é amplamente estudada na medicina com o viés de cuidado complementar, por diminuir o nível de ansiedade, sintomas depressivos e alívio de dores. Pode ocasionar também a redução da frequência cardíaca, respiratória e da pressão arterial.
“Considerando que muitas mulheres ainda se sentem desconfortáveis no consultório da(o) ginecologista, tivemos a ideia de criar playlists que atenuem esse desconforto, com curadoria do time do Spotify. Assim, a tendência é que as mulheres se sintam mais seguras e confortáveis”, explica Thais.
Veja também: Health Meds lança série de podcasts sobre Cannabis medicinal
Fonte: Revista da Farmácia