Benefícios e aplicações práticas da inteligência artificial no varejo

IA surge como uma solução para simplificar as tarefas relacionadas à operação e à gestão do relacionamento com o consumidor.
Benefícios e aplicações práticas da inteligência artificial no varejo
Foto: Divulgação

A evolução da tecnologia tem apresentado uma série de ferramentas altamente benéficas para o progresso de diversos setores, com o varejo sendo um dos mais impactados. Uma das inovações mais proeminentes nesse cenário é a inteligência artificial (IA), tema que foi amplamente discutido na NRF 2025, nos Estados Unidos.

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Equipada com algoritmos poderosos capazes de processar e analisar grandes volumes de dados, a IA é uma força motriz na resolução de problemas de variados níveis de complexidade. No varejo, segundo a Global Market Insights, o mercado de IA estava estimado em US$ 6 bilhões em 2022, com projeção de crescimento de 30% entre 2023 e 2032. Esses números destacam a tendência de uma adoção cada vez mais ampla e eficaz da inteligência artificial no varejo.

A inteligência artificial cria sistemas, algoritmos e plataformas que realizam tarefas e cálculos complexos. Através do processamento de grandes volumes de dados, ela automatiza tarefas que, se realizadas manualmente, levariam muito mais tempo, exigindo mais recursos humanos e financeiros.

No varejo, a IA já está transformando processos fundamentais para o funcionamento das empresas. Quando pensamos em inteligência artificial, sua implementação abrange tanto os dados dos clientes quanto as operações internas das lojas. Ao processar essas informações, uma loja pode desbloquear respostas valiosas para melhorar seus resultados.

Personalização do relacionamento com o cliente

Ao coletar os dados do cliente, uma loja adquire informações poderosas para entender seu comportamento. A partir daí, é possível fazer adaptações para se aproximar das preferências e demandas do consumidor. Com os dados processados, a IA pode criar soluções que personalizem cada ponto de contato com o cliente. Assim, é possível recomendar produtos específicos e criar ofertas exclusivas.

Por exemplo, se uma cliente tem o hábito de comprar chocolate às sextas, você pode criar uma oferta especial, enviada por e-mail marketing, SMS ou outros canais, oferecendo descontos em doces e nas guloseimas que ela mais gosta. Tudo isso acontece com a eficiência de um cálculo preciso, gerado por algoritmos que se conectam com o histórico de compras do consumidor.

Automação no atendimento ao consumidor

A inteligência artificial também está ajudando a revolucionar o atendimento ao consumidor. No self-checkout, o cliente, já pré-cadastrado no banco de dados da loja, passa por um reconhecimento facial e, dessa forma, pode pegar os produtos e sair da loja sem precisar passar pelo caixa.

Isso acontece graças ao escaneamento das mercadorias, feito assim que o consumidor sai da loja, e também com débito automático em sua conta. Assim, a IA também impacta a qualidade da experiência de compra, permitindo uma jornada muito prática e rápida.

Além disso, no atendimento virtual, os chatbots são recursos valiosos baseados na inteligência artificial. Eles agilizam o contato com o consumidor, solucionando dúvidas e problemas com rapidez e eficiência, melhorando, assim, a satisfação do cliente.

Controle de estoque mais seguro e sem erros

O controle de estoque é um dos pontos mais importantes e complexos da operação no varejo. Erros nesse processo podem causar a ruptura de produtos nas gôndolas e outros problemas graves. A inteligência artificial é capaz de descomplicar totalmente essa gestão.

Leia também: NRF 2025 mostra que a IA e o uso de dados complexos são o futuro do varejo

Com os dados de disponibilidade das mercadorias, ela opera um sistema de controle automatizado, evitando ruptura nas prateleiras ou a perda de produtos por prazo de validade. Além disso, permite prever a demanda com maior precisão e eficiência, o que facilita a decisão de quando adicionar novos itens ao estoque.

O relacionamento com o cliente e o operacional da loja são dois elementos cruciais para a competitividade no varejo. Obter sucesso nessas áreas envolve enfrentar desafios complexos que exigem esforço significativo. A boa notícia é que a inteligência artificial surge como uma solução para simplificar as tarefas relacionadas à operação e à gestão do relacionamento com o consumidor.

O tema da inteligência artificial no varejo mostra que a tecnologia impacta o setor de forma impressionante, como ficou claro na NRF. Sua empresa não pode ficar fora dessa! O futuro chegou e é agora!

Texto de Edgar Júnior, head de Produtos da Selbetti.

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