A Black Friday 2024 traz expectativas de crescimento significativo para o setor farmacêutico, especialmente no mercado digital. Consolidada como uma das datas de maior volume de vendas do ano, a Black Friday promete ser ainda mais relevante para marketplaces como o Farmácias App, que projeta um aumento de 17% no Valor Bruto de Mercadoria (GMV) em comparação ao mesmo mês de 2023.
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“Somos um marketplace de farmácias, e um dos nossos grandes diferenciais é conectar perfumarias, farmácias e drogarias ao consumidor final. Temos parcerias com grandes marcas do mercado, que, muitas vezes, uma loja independente não conseguiria”, afirma Henrique Mazza, gerente de Marketing de Canais Digitais do Grupo SC.
Para a Black Friday, Mazza destaca mudanças no comportamento do consumidor. “Hoje, o cliente faz pesquisas e compra com mais consciência, priorizando a confiança nas empresas e a confiabilidade na entrega”, afirma. Segundo ele, os consumidores valorizam tanto a pontualidade quanto a segurança oferecida pelas plataformas digitais.
Essa tendência é corroborada por uma pesquisa do Google, encomendada pela Offerwise, que revela que 51% dos consumidores já se planejaram financeiramente para a Black Friday, e 62% pretendem aproveitar as ofertas. Além disso, segundo dados da Confi.Neotrust, a expectativa para a Black Friday 2024 é de um crescimento de 9,1% no faturamento em relação ao ano anterior, com uma arrecadação estimada em R$ 9,3 bilhões apenas no e-commerce.
Gerenciar a demanda e manter o nível de serviço esperado são desafios importantes para o e-commerce. Como maior marketplace no segmento de farmácias, o Farmácias App reforçou sua estrutura logística. A parceria com o Grupo SC, líder na distribuição logística, assegura que os produtos estejam disponíveis e sejam entregues rapidamente, mesmo durante o pico de vendas. Além disso, medidas de segurança foram aprimoradas para proteger as transações financeiras e os dados sensíveis dos usuários.
Mazza ressalta que o Pix tem se consolidado como uma das formas de pagamento preferidas entre os consumidores brasileiros. “A facilidade e a segurança proporcionadas por esse método são grandes atrativos, especialmente em períodos de alto volume de vendas. A expectativa é que os consumidores priorizem ofertas que garantam não apenas economia, mas também conveniência e segurança ao longo de todo o processo de compra”, diz.
Comportamento do consumidor
De acordo com um estudo do Google com quase 2.000 consumidores, 43% dos entrevistados demonstraram interesse em ofertas de medicamentos sem prescrição, como suplementos e vitaminas, indicando uma oportunidade para farmácias alavancarem seus negócios.
As maiores apostas estão nos segmentos de produtos para Mamãe e Bebê, Higiene e Cuidados. A expectativa é que a busca por itens de uso diário e produtos essenciais, impulsionada por preços promocionais, resulte em um aumento expressivo de tráfego e vendas exclusivas. Segundo a consultoria Opinion Box, produtos de beleza e cosméticos representaram 18% das vendas na Black Friday, enquanto farmácia e saúde alcançaram 9%.
Estratégias e ofertas exclusivas
Para maximizar os resultados da Black Friday, o Farmácias App desenvolveu um calendário especial de promoções, estendendo-as até os primeiros dias de dezembro. A plataforma busca atrair novos usuários com um cupom exclusivo (BEMVINDO), disponível para quem realizar a primeira compra.
A empresa também aposta em ações robustas de marketing digital, incluindo anúncios de performance, estratégias de CRM altamente personalizadas, campanhas em redes sociais e parcerias que ampliam a visibilidade da marca e garantem maior engajamento do público.