A Black Friday, que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, tornou-se um dos eventos mais esperados do ano para os consumidores ao redor do mundo. No Brasil, a busca acirrada por descontos e promoções que saltam aos olhos chegou também ao setor farmacêutico, que pode e deve investir em estratégias para vender mais, fidelizar clientes e atrair novos compradores.
Leia: Como preparar a sua farmácia para a Black Friday
Para se ter uma ideia do potencial em cena, em 2022, o segmento de farmácias e drogarias registrou alta de 25,9% no faturamento, em comparação à edição anterior, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O aumento total da receita do varejo foi de apenas 6,9%.
Além disso, no canal farma, produtos relacionados aos cuidados pessoais, ao bem-estar e à beleza são os que mais chamam a atenção durante a temporada de condições especiais. Itens que envolvem o monitoramento da saúde também se destacam, como aparelhos de pressão e balanças. As informações são do Oscar Basto Jr, diretor de Distribuição e Varejo da InterPlayers.
Com tudo isso em mente, vale a pena se atentar a seis pontos-chaves que têm o poder de impactar positivamente as vendas no próximo dia 24 de novembro.
Escolha do mix
Avalie quais produtos são mais sensíveis a promoções em sua região. Se fizer sentido com a data, procure firmar parcerias com fornecedores e negociar condições diferenciadas para a ação. Não esqueça de caprichar na oferta!
Estratégia para ponto de venda físico
A loja física deve se preparar para entrar no clima da Black Friday, ou seja, o estabelecimento pode ser decorado com elementos que chamem mais a atenção do consumidor. Além disso, o lojista precisa investir na preparação do estoque, numa sinalização de preço visível e adequada, na exposição do produto para estimular o consumo, e claro, no treinamento da equipe de vendas para aproveitar o momento.
Táticas para e-commerce
Aqui também é fundamental criar ações para destacar o evento no canal farma. Elabore banners temáticos, por exemplo, aposte na estratégia de e-mail marketing e no envio de notificações personalizadas e pontuais. Apps de delivery também podem se consagrar bons parceiros para alavancar as vendas.
Mídias sociais
Use ainda o poder das redes sociais para divulgar descontos e promoções, gerando entusiasmo entre os clientes.
Preços atrativos
Sinônimo de promoções e descontos agressivos, a Black Friday cria automaticamente a expectativa de preços especiais. Portanto, invista mais uma vez em parcerias para estabelecer boas oportunidades. Importante ainda não “mascarar” a oferta e garantir descontos reais. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos a todos os movimentos.
Ações promocionais
Ofertas do tipo “leve mais e pague menos,” composição de kits de produtos e condições de parcelamento diferenciadas são mais algumas ações que têm bom retorno durante esse período do ano. Alie tudo isso a uma exposição diferenciada novamente e pronto: o sucesso está a apenas alguns passos ou cliques de distância.
Leia também: Como a tecnologia apoia a evolução das varejistas farmacêuticas