Ketchum Estratégia
Medicamento, que combina dois anti-hiperglicêmicos orais em um único comprimido, atua nos três níveis de controle da doença
A Merck Sharp & Dohme traz uma boa notícia aos pacientes brasileiros: o lançamento do primeiro medicamento que combina em um único comprimido um inovador redutor de glicose, a sitagliptina, com um tradicional anti-hiperglicêmico, a metformina. Conhecida internacionalmente como Janumet, a nova terapia atua nos três principais componentes do diabetes tipo 2: resistência e insuficiência de insulina e superprodução de glicose. Somente no Brasil, mais de 6,9 milhões de pessoas sofrem da doença.
As substâncias que compõem o novo medicamento agem de forma complementar, reduzindo os níveis de glicose no sangue de maneiras diferentes. Enquanto a metformina aumenta a sensibilidade à insulina, a sitagliptina melhora a síntese e a liberação de insulina pelo pâncreas e ambas reduzem a produção de glicose pelo fígado. A nova opção de tratamento também proporciona redução de peso e tem baixo risco de hipoglicemia, principais barreiras para o tratamento da doença.
Pessoas com diabetes tipo 2 freqüentemente precisam usar mais de um medicamento para atingir a meta de redução de glicose. Sitagliptina + metformina foi desenvolvido como alternativa para os pacientes que necessitam combinar vários remédios para controlar a glicemia e pode ser aliado à dieta e exercícios físicos.
A combinação sitagliptina + metformina reduz significativamente os níveis de HbA1c (glicose no sangue) e ajuda os pacientes a atingirem a meta, que deve ser inferior a 7%, conforme recomendado pela Associação Americana de Diabetes. Segundo estudos clínicos*, 66% dos pacientes tratados com sitagliptina + metformina atingiram a meta em comparação a 38% dos pacientes tratados apenas com metformina. Segundo estatísticas, em todo o mundo, menos da metade dos portadores de diabetes tipo 2 conseguem atingir a meta, indicando que os regimes de tratamento atualmente disponíveis são inadequados para o controle da doença.
Sitagliptina + metformina proporciona uma redução média de 2% nos níveis de glicose no sangue em pacientes com hipoglicemia moderada e de 3% naqueles com hipoglicemia grave. Estudos clínicos** indicam que a cada 1% de diminuição no índice glicêmico, cai substancialmente o risco de complicações associadas ao diabetes tipo 2: insuficiência cardíaca (redução de 16%), infarto do miocárdio (14%) e acidente vascular cerebral (12%).
Janumet é a evolução de outro medicamento da Merck Sharp & Dohme, Januvia (sitagliptina), que foi pioneiro na classe dos inibidores da enzima DPP4 (dipepditil peptidase 4) e é considerado um divisor de águas no tratamento do diabates tipo 2. Com mecanismo de ação inteligente, pois imita o processo fisiológico, o medicamento controla a doença potencializando as incretinas, hormônios que regulam o nível de açúcar no sangue. O remédio "informa" as incretinas para ativar as células beta do pâncreas para liberar insulina e "avisa" o fígado para interromper a produção de glicose.