Chega às farmácias o primeiro anticoncepcional combinado com drospirenona para uso contínuo

Maxpress

"A menstruação é algo obsoleto.. Algumas mulheres acreditam erroneamente que, quando menstruam, estão se livrando de um sangue ruim, limpando o organismo. Mas o que ocorre é o contrário: sangrar pode causar vários problemas de saúde", disse John Guillebaud, um dos maiores especialistas em saúde reprodutiva e planejamento familiar do mundo, em encontro com a imprensa realizado ontem, em São Paulo. O especialista veio ao Brasil a convite da Libbs Farmacêutica, que acaba de lançar o primeiro contraceptivo para uso em regime contínuo com a formulação composta de etinilestradiol e drospirenona (progestagênio de quarta geração).

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o Elani 28 proporciona à mulher a opção de alterar o ciclo menstrual com o objetivo de reduzir a frequência do sangramento mensal por meses ou até anos. Ao contrário dos contraceptivos de uso contínuo presentes no mercado que contêm apenas progestagênios para indicações específicas, o novo produto pode ser usado por mulheres que não desejam menstruar mensalmente por questões pessoais ou que necessitam se livrar dos sintomas menstruais.

Segundo John Guillebaud, é preciso acabar com o mito de que a mulher precisa menstruar todo mês. "Quando não se elimina a menstruação coisas desagradáveis podem acontecer, como endometriose (presença do endométrio – camada interna do útero – em regiões fora do útero), câncer de ovário, a conhecida tensão pré-menstrual (TPM) e anemia". Para ele, a pílula anticoncepcional foi uma extraordinária invenção da década de 50, "porém, o único erro é que, na época, disseram que a mulher deveria dar uma pausa de sete dias na cartela de comprimidos". Ainda bem que hoje, prossegue o especialista, a mulher tem o poder de escolha. "E as estatísticas são favoráveis: das que optam pelo uso da pílula de uso contínuo, após 10 meses, 72% deixam de sangrar".

Características
O Elani 28 é um anticoncepcional hormonal oral combinado de uso contínuo, com 28 comprimidos. A mulher não faz pausa entre as cartelas, ficando em amenorréia, ou seja, não tem menstruação durante o tempo que seu médico indicar (3, 6, 12 meses). A composição hormonal do medicamento bloqueia o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano com consequente diminuição da produção hormonal pelos ovários, inibição da ovulação e da proliferação endometrial. Sua utilização, no entanto, e a consequente suspensão da menstruação por meses ou até anos exigem acompanhamento médico.

A drospirenona é um progestagênio de quarta geração (sistema de classificação de componentes progestagênicos de acordo com seu desenvolvimento e introdução no mercado). Além de evitar a gravidez com alta eficácia e aliviar os sintomas menstruais, a drospirenona diminui a retenção hídrica (inchaço corporal) e melhora sinais de hiperandrogenismo, como acne, seborréia, oleosidade da pele e aumento de pelos. O etinilestradiol é um estrogênio sintético, presente em todos os contraceptivos orais combinados atualmente disponíveis, que auxilia no efeito contraceptivo e no controle do sangramento.
<br<

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.