Diversas pesquisas mostram que os programas de benefícios vêm crescendo constantemente no país. Um estudo do Panorama Mobile Time e Opinion Box, por exemplo, revela que 42% dos consumidores que compram em aplicativos consideram o cashback a melhor funcionalidade.
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“As plataformas digitais permitem a criação de programas de fidelidade que oferecem opções de desconto realmente eficientes, capazes de dar mais visibilidade aos negócios em um cenário competitivo. Esse é o principal caminho para os varejistas engajarem públicos diversificados, ampliarem as vendas e aumentarem a base de clientes”, afirma Sheila Moura, diretora de Varejo da IZIO&Co.
Para reforçar as vantagens dessa modalidade ao setor, a especialista elencou cinco vantagens obtidas pelas empresas com a implementação do cashback em suas operações. Confira:
Retenção de clientes
De acordo com um levantamento realizado pela própria IZIO&Co, analisando o comportamento de compra de mais de 5 milhões de consumidores de 24 redes varejistas que já têm o cashback como parte da estratégia de venda, os clientes que recebem o benefício na sua primeira compra têm uma retenção 4,8 vezes maior após seis meses, em relação àqueles que não obtiveram a vantagem. A executiva ressalta que isso se deve à “atribuição do poder de compra ao shopper“.
“A pessoa pode utilizar os descontos em novos produtos e serviços quase que imediatamente ou acumulá-los para usá-los em outras ocasiões, como achar conveniente. Portanto, é um formato que cria uma aproximação entre o varejo e o público de modo completamente transparente e flexível”, explica.
Ela ainda enfatiza que a solução ganha ainda mais importância pelo fato de a fidelização de clientes “não ser mais um diferencial, mas sim uma obrigação”. “Encantar os consumidores é uma alavanca para garantir o Retorno Sobre o Investimento (ROI) em campanhas promocionais, e é isso que as empresas devem buscar constantemente para aumentarem a sua rentabilidade”, complementa.
Melhora na qualidade das vendas
Outro dado levantado pela startup indica que os varejistas que usam o cashback conseguem obter um gasto por shopper 85% mais elevado, na comparação com os consumidores que não tiveram o benefício. Isso gera um faturamento adicional de R$ 883,4 mil a cada mil clientes engajados.
Para Sheila, esses resultados estão atrelados ao aumento de 18% no ticket médio. “Diferentemente dos descontos imediatos, o formato expande tanto o leque de opções do cliente quanto a possibilidade de adquiri-las com um maior custo-benefício. Consequentemente, as vendas passam a ser mais robustas”, afirma.
Aumento da frequência do shopper na loja
O estudo da IZIO&Co ainda revela que os shoppers que recebem cashback têm uma frequência 57% maior nos varejos pesquisados. A diretora de Varejo reforça que esse engajamento rápido é decorrente da eliminação de qualquer burocracia na jornada de compra.
“O consumidor tem o desconto materializado na sua carteira digital, e isso é o fator que faz ele tomar a rápida decisão de optar por uma rede em detrimento de outra. Basicamente, o cliente entende que aquilo se trata de um benefício real, o que, por sua vez, aumenta a confiança naquele varejista e garante o seu retorno no futuro”, destaca.
Redução de custos
Apesar de ser uma modalidade de desconto, o cashback não faz o preço do produto ser alterado nas gôndolas. Com isso, os varejistas possuem uma maior previsibilidade em relação aos custos dessa estratégia, já que economizam na emissão de etiquetas e até reduzem a ocorrência de falhas humanas nas operações.
“A tecnologia garante que o cashback seja uma solução agregadora, não de urgência. Ou seja, o consumidor pode optar por não retornar ao varejo caso não veja vantagens em realizar a compra naquele momento, mas ainda assim o benefício se torna um ‘resultado’ para o estabelecimento e não prejudica o andamento dos negócios”, pontua Sheila.
Adaptação às demandas de ambos os lados
Por ser uma alternativa operacional mais simples e eficiente, o cashback também funciona como uma alavanca promocional que lida com as diversas variáveis de um negócio. Como a diretora de Varejo esclarece:
“A oferta de uma experiência de compra personalizada e relevante para que o cliente tenha acesso ao cashback também cria a necessidade de ele fazer parte do respectivo programa de fidelidade daquela empresa. Em outras palavras, o varejista pode segmentar as ofertas de acordo com as suas metas, enquanto o cliente também possui a liberdade e autonomia de escolher quando e quais valores utilizar. Assim, todos alcançam os seus objetivos”, conclui.
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