Pesquisar
Close this search box.

Cinco características de um balconista proativo

Profissional deve ter a capacidade de transformar clientes em vendedores e aproveitar as oportunidades de vendas.
Cinco características de um balconista proativo
Foto: Divulgação

Para uma farmácia vender mais, é necessário ter bons balconistas. Esses profissionais devem ser proativos e possuir algumas características, entre elas, a capacidade de transformar clientes em vendedores e expandir a venda para além da loja física.

Leia: O que faz a farmácia vender mais?

De acordo com informações da Pricefy, empresa especialista em soluções de comunicação, o sucesso ou fracasso de um negócio no varejo está intimamente ligado ao atendimento ao cliente. Essa relação entre quem vende e quem compra precisa ser cuidada com o maior zelo, pois é a chave para se sobressair no mercado.

Raul Assaf, palestrante e consultor especialista em Vendas, participou do É de Farmácia e apresentou as cinco principais características de um balconista proativo.

“A primeira característica é a imagem. O balconista precisa estar muito bem arrumado e receber os clientes com alegria. O seu uniforme, por exemplo, deve estar pronto no dia anterior. Uma frase que eu guardo comigo é que ‘nós não teremos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão’”, explicou Raul.

O especialista disse que “a segunda característica é a escuta de qualidade, que é a demonstração de interesse em ouvir as necessidades do cliente. Ao escutá-lo, o profissional cria uma conexão e pode identificar outras necessidades não verbalizadas”.

A terceira característica é a criação de oportunidades de vendas. Quando o balconista identifica outros desejos do shopper, ele cria uma oportunidade e pode sugerir diversos itens, como, por exemplo, suplementos ou dermocosméticos. Por isso, é necessário ficar atento.

Raul comentou que “a quarta característica é a capacidade de transformar clientes em vendedores. O profissional, ao realizar um bom atendimento, consegue fazer com que o consumidor recomende a farmácia para os seus amigos e familiares”.

Leia também: Projeção do reajuste dos preços dos medicamentos é de 4,50% em 2024

A quinta e última característica de um balconista proativo é a expansão da venda para além da loja física. O profissional precisa criar vínculo com o cliente antes de ele ir embora. Ele pode, por exemplo, pedir para que o shopper siga as redes sociais da farmácia para aproveitar promoções e/ou conhecer outros serviços. “Com isso, a sua loja ganhará mais visibilidade e o cliente trabalhará para você”, conclui.

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Logotipo ediretor
Conheça o eDiretor. Uma ferramenta que vai tornar a gestão da sua farmácia mais prática e mais eficiente.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição