Uma gestão financeira eficaz é vital para a sobrevivência e o crescimento de qualquer negócio. Quando bem feita, a gestão financeira ajuda a empresa a utilizar de forma assertiva e sustentável seus recursos, cumprindo seus compromissos com as partes interessadas, obtendo vantagem competitiva e, sobretudo, preparando-se para a estabilidade financeira a longo prazo.
Leia: Clinicarx lança consultoria para a implementação de exames rápidos
Como um importante aspecto do negócio, a gestão financeira deve estar incluída no planejamento contínuo empresarial. Organização, controle e monitoramento de recursos financeiros são algumas das etapas deste processo.
Veja, a seguir, cinco dicas do especialista Paco Fazito, mestre em Administração de Empresas e embaixador da S.I.N. Implant System, para alcançar sucesso nessa tarefa:
1. Mantenha registros monetários: É preciso que o empreendedor mantenha os registros corretos e atualizados de seus ganhos, assim como das despesas e todas as transações monetárias. Com isso, será possível manter o controle das finanças e facilitar a organização de extratos e relatórios, bem como o registro de impostos.
2. Estabeleça metas financeiras: Este é um ponto-chave. Essas metas são pautadas em indicadores financeiros e se destinam à estabilidade ou crescimento que a empresa visa atingir em determinado espaço de tempo. “Elas servem para orientar a operação e as estratégias do negócio, sendo uma ótima forma de transformar desejos em ações, levando em conta todo o cenário de prós e contras. Desde minimizar custos até maximizar lucros, tudo que tenha impactos monetários no negócio pode ser considerado meta financeira”, conclui Paco.
3. Tenha um plano de negócios: A falta de planejamento é um dos fatores mais presentes em empresas que fecham as portas, segundo pesquisas do Sebrae. Portanto, empreendedores obtêm mais sucesso quando possuem uma estratégia bem definida e, nesse contexto, o plano de negócios é fundamental para todo negócio. Em tempo: o documento ajuda o empreendedor a determinar suas necessidades financeiras, estipulando a quantia de capital necessária para os mais variados objetivos, permitindo, dessa forma, que o empresário se planeje com antecedência, especialmente se precisar angariar fundos adicionais no futuro.
Leia também: Três erros mais cometidos pelas farmácias
4. Resolva os problemas assim que eles surgirem: “É sempre muito estressante enfrentar problemas financeiros na empresa, mas sempre é possível buscar ajuda especializada e, nestes casos, postergar pode tornar tudo mais difícil e caro. Um consultor de negócios deve ser procurado o mais rápido possível nestas situações. Este profissional irá ajudar com estratégias para minimizar impactos, como lidar primeiro com dívidas prioritárias e propor melhorias na gestão de fluxo de caixa”, comenta Paco.
5. Conte com um consultor de negócios: Em caso de dúvidas ou dificuldades sobre gerenciamento de dinheiro ou até mesmo para obter orientações valiosas, o empreendedor não deve hesitar em procurar um consultor de negócios. “Esses profissionais oferecem informações valiosas e customizadas, que ajudam o empreendedor a fazer escolhas financeiras inteligentes, levando em conta também planos a longo prazo, trabalhando questões como aposentadoria e fundos de investimentos. Tudo isso traz maior sustentabilidade, segurança e tranquilidade para a empresa”, conclui Paco.