Gerência de Comunicação do Sindusfarma
Em cerimônia que contou com a participação de cinco deputados federais, lideranças empresariais e trabalhistas e dirigentes de entidades setoriais, foi empossada na noite desta segunda-feira (08/02) a nova diretoria do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), presidida por Omilton Visconde Júnior.
Estavam presentes, entre outros: os deputados federais Arlindo Chinaglia, Arnaldo Faria de Sá, Eleuses Paiva, Duarte Nogueira e Guilherme Campos; o vereador paulistano Francisco Chagas; o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas no Estado de São Paulo, Sérgio Luiz Leite; e a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Raquel Rizzi.
Em seu discurso de posse, Omilton Visconde Júnior afirmou que o Sindusfarma continuará promovendo a interlocução em alto nível com governo, profissionais da saúde e sociedade.
Ressaltou que a entidade mantém com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um diálogo “franco e transparente”. Omilton reconheceu a contribuição da Agência para o avanço do setor, mas observou que alguns gargalos precisam ser eliminados.
O presidente do Sindusfarma fez referência ao “desempenho invejável” da indústria farmacêutica nos últimos 20 anos, fruto da confiança que laboratórios nacionais e internacionais depositaram no desenvolvimento da economia brasileira no início da década de 1990.
Como resultado desta decisão – disse Omilton -, o país ganhou “um dos mais modernos parques industriais farmacêuticos do mundo”, passou a fabricar e exportar medicamentos de ponta e introduziu e expandiu a produção de genéricos. “O mercado de medicamentos cresceu, oferecendo oportunidades para que empresas de diferentes perfis e origens de capital prosperassem”.
Ao falar do excepcional momento por que passa a economia brasileira, Omilton defendeu uma visão estratégica de largo alcance, que contemple segmentos de alto conteúdo tecnológico, como o farmacêutico, e concilie objetivos de curto, médio e longo prazo, com foco no mercado interno e na competitividade no comércio internacional.
“O incentivo ao perfil inovador do setor farmacêutico se constitui num motor de conhecimento, capacitação tecnológica e desenvolvimento. E não somente isto. Vem ao encontro dos anseios da população por bem-estar e qualidade de vida”, resumiu o novo presidente do Sindusfarma.
Em seus pronunciamentos, os deputados federais foram unânimes no apoio a políticas públicas de incentivo à indústria farmacêutica que levem à ampliação do acesso da população aos medicamentos. “O Congresso Nacional precisa fazer um bom debate das propostas que beneficiam o nosso país”, afirmou o deputado Arlindo Chinaglia, ex-presidente da Câmara dos Deputados.
Leia também:
Discurso de posse do Sr. Omilton Visconde Jr. na presidência do Sindusfarma
A nova diretoria
A composição da nova Diretoria do Sindusfarma é a seguinte:
Presidente: Omilton Visconde Júnior (Segmenta)
1º Vice-presidente: Nelson Naim Libbos (Teva)