Comissão de Assuntos Sociais promove debate sobre CP 69

Anvisa

O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, participou, nesta quarta-feira (6), de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado para debater a proposta da Agência que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas Farmacêuticas em Farmácias e Drogarias, submetida à Consulta Pública nº 69 de 2007.

Dirceu Raposo ressaltou que é preciso rever o papel sanitário do estabelecimento farmacêutico. O diretor-presidente apresentou o processo democrático promovido pela Consulta Pública e afirmou que, além de todo o debate já realizado pela consulta, ele está disposto a criar um novo grupo de trabalho (GT), como proposto pelas entidades que representarem o comércio farmacêutico e também pelo senador Alvaro Dias, que requisitou a audiência pública.

O encontro contou com a participação de representantes do setor regulado, como Conselho Federal de Farmácia (CFF), Confederação Nacional do Comércio (CNC), da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) e Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA).

A CNC, ABRAFARMA e ABCFARMA questionaram sobre a competência de atuação e a legalidade de restrições impostas pela Anvisa e contestaram a legitimidade da Agência para editar uma norma restringindo a venda de produtos em farmácias e drogarias. Já Arnaldo Zubiali, representante do CFF, afirmou que o Conselho apóia integralmente a resolução da Agência. “A norma tem o propósito de fortalecer o controle sanitário dos estabelecimentos farmacêuticos” destacou.

Dirceu Raposo de Mello ressaltou ainda que a Anvisa só regula mediante parecer favorável da Procuradoria da Agência, ou seja, da Advocacia Geral da União (AGU). O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) não pôde enviar representante ao encontro, porém encaminhou ofício justificando sua ausência e afirmou que, para o instituto, as farmácias são estabelecimentos de saúde e, dessa forma, deve-se impedir a "banalização" do comércio de medicamentos e sua transformação quase em "supermercados". Para o IDEC, as farmácias e drogarias são estabelecimentos de saúde e devem ser tratados como tal. O instituto ratificou apoio ao texto da resolução proposta pela Anvisa.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.