Como abordar um cliente suspeito de furto

Abordagem jamais deve ser feita dentro da farmácia, e os colaboradores precisam ser treinados para lidar com situações inesperadas.
Como abordar um cliente suspeito de furto
Foto: Divulgação
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Notar alguém tentando furtar um produto da sua farmácia é constrangedor, desagradável e até arriscado em algumas situações. Porém, para conduzir uma situação desse tipo, é necessário seguir algumas orientações.

Leia: Conheça os pontos cegos da gerência

Márcio Barros, sócio do escritório Hoyos & Cortez Advogados, especialista na área criminal, participou do É de Farmácia e comentou que a recomendação é que os colaboradores não façam abordagem dentro da farmácia.

“Eles precisarão manter a calma, monitorar o suspeito e seguir um protocolo específico: oferecer uma cesta e/ou perguntar se precisa de ajuda. Jamais devem fazer uma acusação leviana”, comentou o especialista.

Além disso, os colaboradores devem se atentar a atitudes suspeitas e/ou inadequadas, como, por exemplo, o cliente colocando o produto dentro da bolsa ou de uma sacola de plástico. “A atitude do suspeito só será caracterizada como furto se ele sair da loja sem pagar. Se isso acontecer, é necessário acionar a Polícia Militar (PM) por meio do telefone 190”, pontua.

Caso a farmácia disponha de segurança própria, o profissional responsável pode se dirigir ao suspeito e perguntar se teve alguma dúvida e se os itens foram passados no caixa. “Ele pode ter cometido uma falha de comportamento ou estar distraído. Essas coisas podem acontecer. Por isso, o segurança jamais deve acusá-lo”, alerta Márcio.

Se o suspeito fugir do local, a farmácia deve apresentar as imagens do sistema de segurança à PM para que seja feita uma investigação do caso. Elas vão facilitar a identificação da pessoa que cometeu o furto.

Furtos cometidos por colaboradores

Os furtos também podem ocorrer dentro da loja por um colaborador. Se isso acontecer, é necessário seguir um protocolo. O gestor deve apresentar as imagens do sistema de segurança ao funcionário, informar que fará uma rescisão contratual e aplicar justa causa.

“Quando o crime for detectado, posteriormente, por meio do sistema de câmeras, o gestor deve encaminhar o material ao seu advogado. Ele fará uma filtragem e encaminhará as imagens à PM. Além disso, o boletim de ocorrência deve ser feito em todas as situações de furto”, comenta.

Importância dos treinamentos

A farmácia precisa realizar treinamentos com os colaboradores para que eles saibam como lidar com casos suspeitos de furto. Isso evita processos futuros, uma abordagem inadequada e garante a segurança da equipe. “Após o treinamento, deve ser criado um protocolo, que é um passo a passo para cada situação, desenvolvido por um agente de segurança ou advogado da empresa”, finaliza.

Leia também: Integração de um novo funcionário gera engajamento e retenção

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