Pesquisar
Close this search box.

Como combater as perdas da farmácia

Controlar as perdas auxilia a manter um inventário preciso, o que é vital para que os produtos estejam sempre disponíveis para os clientes.
Como combater as perdas da farmácia
Foto: Divulgação

Você contabiliza as suas perdas? E não necessariamente em furtos ou fraudes no caixa, mas pode ser de consumo de energia, vencimento de produtos, avarias no estoque, etc. Se ainda não faz ou não sabe como combater as perdas, é bom ficar muito atento.

Leia: Ações para o varejo incrementar as vendas

Quanto menor o estabelecimento, invariavelmente, maior é a preocupação dos varejistas para oferecer conforto e um mix de produtos adequado aos clientes. Mas muitas vezes, com o foco completamente voltado para as vendas, as perdas são negligenciadas. E aí surgem os grandes problemas.

De acordo com levantamento feito pelas consultorias e associações do varejo, os produtos furtados são, geralmente, os mesmos. No topo do ranking estão itens de beleza e higiene pessoal. E os furtos, infelizmente, podem ocorrer em lojas para público de perfil A, B, C ou D, novas ou velhas, localizadas em locais de pouco ou muito movimento.

O furto está ligado à oportunidade, contexto e não apenas à estrutura física. Mas a adoção de algumas medidas pode inibir e ajudar os varejistas a combaterem as perdas. A integração de soluções arquitetônicas e de segurança, por exemplo, são fundamentais para a redução dos furtos, inclusive no pequeno varejo.

Pegue papel e caneta e vamos lá! Evite as colunas e utilize gôndolas baixas. É uma solução simples, barata e permite ao varejista maior visibilidade do que ocorre no fundo do estabelecimento. Quando o imóvel já está pronto, a atenção com os detalhes para a prevenção deve aumentar.

Os itens voltados para a prevenção de perdas não devem interferir e, sim, se harmonizar com o layout. Em todo projeto deve-se prever na infraestrutura, com antecedência, a instalação tanto de antenas como de CFTV. Por isso, contar com um bom trabalho de equipe, com os profissionais das empresas de arquitetura e de tecnologia de prevenção de perdas, é essencial.

A entrada da loja, por outro lado, deve ser dimensionada para contemplar os aspectos de marketing e conceituais do estabelecimento, sem perder de vista o custo que envolve a instalação das antenas e visual delas. Quanto maior a entrada, mais equipamentos, como as antenas antifurto, serão necessários.

Leia também: Trabalho aos feriados: ministério vai publicar nova portaria com restrições

Como já disse anteriormente, não importa o tamanho da sua loja, combater as perdas é uma questão de sobrevivência sim. Se você ainda não tem uma equipe de prevenção de perdas, crie um pequeno grupo com foco nesse tema. Mas lembre-se: seu engajamento é essencial para que o programa venha mesmo a dar certo.

*Texto de Thiago Artacho, CEO da Green Retail Solutions.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Logotipo ediretor
Conheça o eDiretor. Uma ferramenta que vai tornar a gestão da sua farmácia mais prática e mais eficiente.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição