Segundo os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo, o canal farma foi o que mais se destacou dentro do varejo, com crescimento de 25,9% nas vendas durante a Black Friday. Já uma pesquisa realizada pela MindMiners destaca que 28% das pessoas começam a acompanhar os preços dos produtos que desejam comprar em até três meses de antecedência.
Os levantamentos reforçaram que, assim como os consumidores se preparam para a Black Friday, as farmácias e drogarias devem fazer o mesmo. O período é uma boa oportunidade para trazer novos clientes para as lojas físicas, beneficiar o e-commerce e alavancar o tíquete médio.
Marcelo Cristian, da Desenvolva Consultoria, participou do É de Farmácia e comentou que a Black Friday é uma data relevante para o setor: “Esse período é muito importante para o varejo. Cabe à farmácia aproveitar essa oportunidade para atrair novos consumidores e gerar resultados”, destacou.
Ele comentou que o período “pode ser uma forma de iniciar um relacionamento com o cliente, divulgar melhor a farmácia ao público e fazer girar os produtos que estão parados no estoque, principalmente os itens da Curva D, que não atraem os shoppers”.
Estratégias de venda na Black Friday
O levantamento da Pesquisa IPC Maps apontou que a categoria de higiene e cuidados pessoais deve movimentar, no país, até o final de 2023 cerca de R$ 199,5 bilhões. Com isso, a farmácia pode desenvolver uma campanha promocional destacando os artigos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) e dermocosméticos.
Marcelo destacou que os não medicamentos e MIPs podem ser ofertados aos clientes durante a Black Friday: “É recomendável que dez produtos atrativos sejam escolhidos para participar da campanha. Leites, fraldas e desodorantes estão entre as opções. Para atrair os shoppers, a farmácia deve investir em uma comunicação visual diferente de todas as outras datas de varejo”, reforçou.
Outras dicas são:
– Use o preto com amarelo ou vermelho nos materiais de divulgação como forma de atrair o público. Um arco de bexigas com essas cores, por exemplo, é uma boa opção para chamar a atenção;
– Invista em painéis de LED para divulgar os produtos que estão em oferta;
– Prepare, envolva e motive a equipe para a Black Friday;
– Exponha os produtos de maneira atrativa e criativa para estimular o consumo na loja;
– Prepare o site, as redes sociais e o app para garantir a agilidade do atendimento;
– Antecipe algumas ações promocionais exclusivas para os clientes que você já tem.
O pós-Black serve para colher os resultados das ações realizadas. A farmácia deve manter contato com o cliente que entrou no estabelecimento durante a Black Friday: “Conte para os shoppers que alguns produtos ainda estão com descontos. Os itens que sobraram e os serviços de saúde também podem ser oferecidos. É fundamental apresentar o seu diferencial nesse período,” finaliza o especialista.
Fonte: Revista da Farmácia