Pesquisar
Close this search box.

Comportamento do consumidor de farmácia

De acordo com a pesquisa do IFEPEC, o shopper de farmácia tem entre 26 e 60 anos e é predominantemente feminino.
Comportamento do consumidor de farmácia
Foto: Divulgação

O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), em parceria com a Unicamp, realizou a sétima edição da Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil. Cerca de 4 mil consumidores em todo o país foram entrevistados presencialmente.

Leia: Venda de medicamento com ajuda de robô

Valdomiro Rodrigues, coordenador do IFEPEC, participou do É de Farmácia e explicou como é o perfil do consumidor de farmácia.

“Desde 2016, a gente faz essa pesquisa anual. Na edição deste ano, nós percebemos que 70% dos shoppers estão na faixa de 26 a 60 anos e são predominantemente mulheres”, informa Valdomiro.

Ele disse que “o shopper, independentemente da sua faixa etária, está cada vez mais digital. Cerca de 27% dos entrevistados já compram por meios digitais. Portanto, é necessário que o varejista entenda que os consumidores mudaram os seus hábitos de compra após a pandemia da Covid-19 e crie modelos híbridos de atendimento”.

A pesquisa também revelou que o consumidor está cada vez mais atento aos preços dos itens da farmácia. De acordo com os dados, 88% dos shoppers disseram que o preço é o principal fator de atração. Por essa causa, é preciso desenvolver boas estratégias de precificação para fidelizar o cliente.

O levantamento ainda revelou que houve uma redução de 15% no tíquete médio. “Em 2021, o consumidor comprava, em média, três unidades na farmácia e gastava R$ 54. Já em 2024, esse valor caiu para R$ 47”, analisa Valdomiro. No entanto, a frequência à farmácia aumentou, o que justifica menos itens na cesta. Como vai mais vezes à farmácia, o shopper compra menos produtos por vez.

Em relação aos programas de fidelidade, 92% dos consumidores entrevistados disseram ter o programa em farmácias. Essa informação reforça a necessidade de os estabelecimentos desenvolverem melhor esse modelo, que proporciona uma espécie de “casamento” entre marca e cliente.

Leia também: Como deve ser um bom sistema de farmácia?

“Ainda existem farmácias que não se deram conta das transformações dos consumidores. Elas precisam conhecer os costumes e os hábitos deles. Se isso não for feito, elas tendem a desaparecer. Vale a pena repensar o atual modelo de negócio”, finaliza.

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Logotipo ediretor
Conheça o eDiretor. Uma ferramenta que vai tornar a gestão da sua farmácia mais prática e mais eficiente.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição