Fidelizar os clientes é um dos maiores desafios de qualquer estabelecimento. Com as farmácias não é diferente, por isso o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa para entender quais são os principais fatores que levam o público a voltar à uma farmácia, principalmente neste momento de pandemia. Foram quatro mil entrevistados em todas as regiões do País entre os meses de janeiro e março de 2021.
Os principais fatores citados pelos entrevistados foram preço (75,4%), localização (14,9%), estoque (5,1%), ter o Farmácia Popular (2,4%), atendimento (1,1%), ter estacionamento (0,9%) e outros (0,3%).
Confira os resultados por cada região do País:
Pesquisa por farmácias
Boa parte dos entrevistados não tem o costume de pesquisar em outras lojas se há mais benefícios antes de efetuar a compra: 88,4%. Uma parcela afirmou que faz a pesquisa, mas não tinha feito no dia da entrevista: 8,7%, enquanto a menor parte diz que sempre procura saber em qual farmácia encontrará o melhor custo-benefício – 1,8% afirmou fazer essa busca presencialmente e 1,1%, pela internet.
Programas de fidelidade
Um dado importante da pesquisa diz respeito aos programas de fidelidade. A maioria dos entrevistados faz parte de programas das redes de farmácias em que compra (68,8%). No dia da entrevista, 12,9% afirmaram fazer parte de um programa de fidelidade que não pertence à farmácia em que fizeram a última compra, e 5,1% comprovaram que fizeram a aquisição na mesma loja em que integram o programa. Somente 13,2% dos entrevistados não fazem parte de nenhum programa.
Serviços farmacêuticos
O último ponto da pesquisa diz respeito à realização de serviços farmacêuticos nos últimos 90 dias. Poucas foram as pessoas que os fizeram: 3,2% fizeram aplicação de injeção, 1,9% aferiram a pressão arterial, 0,3%, o índice glicêmico e 0,1%, o controle metabólico. Aproximadamente 94,5% não realizaram nenhum tipo de serviço, incluindo vacinação.
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Fonte: Revista da Farmácia