Pesquisar
Close this search box.

Conheça os principais fatores que contribuem para a fidelização do cliente na farmácia

Fidelização do cliente
Foto: freepik

Fidelizar os clientes é um dos maiores desafios de qualquer estabelecimento. Com as farmácias não é diferente, por isso o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa para entender quais são os principais fatores que levam o público a voltar à uma farmácia, principalmente neste momento de pandemia. Foram quatro mil entrevistados em todas as regiões do País entre os meses de janeiro e março de 2021.

Os principais fatores citados pelos entrevistados foram preço (75,4%), localização (14,9%), estoque (5,1%), ter o Farmácia Popular (2,4%), atendimento (1,1%), ter estacionamento (0,9%) e outros (0,3%).

Confira os resultados por cada região do País:

Fonte: Pesquisa IFEPEC

Pesquisa por farmácias

Boa parte dos entrevistados não tem o costume de pesquisar em outras lojas se há mais benefícios antes de efetuar a compra: 88,4%. Uma parcela afirmou que faz a pesquisa, mas não tinha feito no dia da entrevista: 8,7%, enquanto a menor parte diz que sempre procura saber em qual farmácia encontrará o melhor custo-benefício – 1,8% afirmou fazer essa busca presencialmente e 1,1%, pela internet.

Fonte: Pesquisa IFEPEC

Programas de fidelidade

Um dado importante da pesquisa diz respeito aos programas de fidelidade. A maioria dos entrevistados faz parte de programas das redes de farmácias em que compra (68,8%). No dia da entrevista, 12,9% afirmaram fazer parte de um programa de fidelidade que não pertence à farmácia em que fizeram a última compra, e 5,1% comprovaram que fizeram a aquisição na mesma loja em que integram o programa. Somente 13,2% dos entrevistados não fazem parte de nenhum programa.

Fonte: Pesquisa IFEPEC

Serviços farmacêuticos

O último ponto da pesquisa diz respeito à realização de serviços farmacêuticos nos últimos 90 dias. Poucas foram as pessoas que os fizeram: 3,2% fizeram aplicação de injeção, 1,9% aferiram a pressão arterial, 0,3%, o índice glicêmico e 0,1%, o controle metabólico. Aproximadamente 94,5% não realizaram nenhum tipo de serviço, incluindo vacinação.

Foto: Pesquisa IFEPEC

Veja também: Gilead Sciences tem indicação de medicamento que reduz riscos de infecção por HIV aprovada no Brasil

Fonte: Revista da Farmácia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Receba as principais notícias direto no celular

Logotipo ediretor
Software eDiretor

Novo benefício para novos associados

Conheça o eDiretor. Um software que torna a gestão da sua farmácia prática e eficiente.

Sala de imprensa

Esta é uma área dedicada especialmente para o atendimento à imprensa e com acessos aos nossos releases.

Receba nossa newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Um programa para você ficar sempre bem informado

Talvez se interesse por:

Logotipo ediretor
Conheça o eDiretor. Uma ferramenta que vai tornar a gestão da sua farmácia mais prática e mais eficiente.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição