Conheça os principais fatores que contribuem para a fidelização do cliente na farmácia

Fidelização do cliente
Foto: freepik

Fidelizar os clientes é um dos maiores desafios de qualquer estabelecimento. Com as farmácias não é diferente, por isso o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) realizou uma pesquisa para entender quais são os principais fatores que levam o público a voltar à uma farmácia, principalmente neste momento de pandemia. Foram quatro mil entrevistados em todas as regiões do País entre os meses de janeiro e março de 2021.

Os principais fatores citados pelos entrevistados foram preço (75,4%), localização (14,9%), estoque (5,1%), ter o Farmácia Popular (2,4%), atendimento (1,1%), ter estacionamento (0,9%) e outros (0,3%).

Confira os resultados por cada região do País:

Fonte: Pesquisa IFEPEC

Pesquisa por farmácias

Boa parte dos entrevistados não tem o costume de pesquisar em outras lojas se há mais benefícios antes de efetuar a compra: 88,4%. Uma parcela afirmou que faz a pesquisa, mas não tinha feito no dia da entrevista: 8,7%, enquanto a menor parte diz que sempre procura saber em qual farmácia encontrará o melhor custo-benefício – 1,8% afirmou fazer essa busca presencialmente e 1,1%, pela internet.

Fonte: Pesquisa IFEPEC

Programas de fidelidade

Um dado importante da pesquisa diz respeito aos programas de fidelidade. A maioria dos entrevistados faz parte de programas das redes de farmácias em que compra (68,8%). No dia da entrevista, 12,9% afirmaram fazer parte de um programa de fidelidade que não pertence à farmácia em que fizeram a última compra, e 5,1% comprovaram que fizeram a aquisição na mesma loja em que integram o programa. Somente 13,2% dos entrevistados não fazem parte de nenhum programa.

Fonte: Pesquisa IFEPEC

Serviços farmacêuticos

O último ponto da pesquisa diz respeito à realização de serviços farmacêuticos nos últimos 90 dias. Poucas foram as pessoas que os fizeram: 3,2% fizeram aplicação de injeção, 1,9% aferiram a pressão arterial, 0,3%, o índice glicêmico e 0,1%, o controle metabólico. Aproximadamente 94,5% não realizaram nenhum tipo de serviço, incluindo vacinação.

Foto: Pesquisa IFEPEC

Veja também: Gilead Sciences tem indicação de medicamento que reduz riscos de infecção por HIV aprovada no Brasil

Fonte: Revista da Farmácia

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Com fórmula avançada de ácido salicílico, ácido tranexâmico, vitamina C e niacinamida, o sérum entrega uma combinação sinérgica de ativos com ação multibenefícios....
Segundo dados da Interplayers, SP, RJ e MG lideram a expansão do setor; especialista aponta mudança nos hábitos de consumo....
Imunizante produzido pelo Instituto Butantan protege contra duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus tipo B....
Cerimônia aconteceu em São Paulo e premiou empresas franqueadoras....
Material destaca o que as farmácias devem fazer caso sofram ataques de softwares maliciosos que colocam em risco os dados dos sistemas....
Evento discute gestão de pessoas e inovação em recursos humanos no setor farmacêutico....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!