Contato direto entre farmacêutico e paciente ajuda entender história clínica

Em seu fundamento, a palavra anamnese se origina do grego “ana”, que significa recordar, trazer de novo, e “mnesis”, memória. Para o farmacêutico, segundo a Resolução 585/2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a anamnese farmacêutica é uma das atribuições relativas ao cuidado à saúde, nos âmbitos individual e coletivo. É o procedimento de coleta de dados do paciente, realizada por meio de entrevista, com a finalidade de conhecer sua história, elaborar seu perfil farmacoterapêutico e identificar possíveis problemas relacionados aos medicamentos e suas necessidades relativas à saúde, com o propósito de promover ou recuperar a saúde, bem como diminuir agravos e prevenir doenças.

Na farmácia, o contato direto do farmacêutico com o paciente tem o objetivo de reunir dados que identifiquem sua história clínica. Por meio do relato do paciente sobre a saúde, os problemas relacionados aos tratamentos em curso, os dados obtidos com exames clínicos e laboratoriais, as prescrições médicas e outros documentos e informações obtidos com familiares, cuidadores e profissionais da saúde, o farmacêutico terá condições de planejar e implantar o cuidado farmacêutico necessário e adequado para cada paciente.

Assim, a anamnese é uma ferramenta indispensável para o farmacêutico clínico que busca a qualidade do cuidado. Para tal, é primordial que ele tenha tempo adequado e dedicação para a coleta dos dados do paciente.

O acolhimento se inicia com uma abordagem simpática, competente e segura. A identificação do paciente se dá pelo registro do nome, idade, data de nascimento, estado civil, sexo, endereço, telefone e outros. A seguir, vem o relato da queixa que originou a consulta, o registro dos principais sinais e sintomas e o tempo de duração, bem como as consequências e os resultados dos tratamentos já realizados.

Na sequência, deve-se anotar a história familiar, as doenças e o estado de saúde dos pais e familiares mais próximos, assim como a história pessoal com o registro das doenças intercorrentes na infância, o ciclo vacinal, as doenças preexistentes relacionadas ou não ao atual adoecimento, a história médica pregressa (doenças ou medicamentos que podem causar os sintomas), o registro dos medicamentos em uso (posologia) e demais informações pertinentes.

A cada nova consulta, o farmacêutico deve revisar e, quando necessário, atualizar os dados de seu paciente.

Por Ana Lucia Caldas

Farmacêutica, gerontóloga e especialista em Atenção Farmacêutica

Fale com Ana Caldas: analulcaldas@gmail.com

 

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.