Corpo de Bombeiros simplifica o processo de vistoria

O Corpo de Bombeiros passou a integrar o sistema Regin (Sistema Integrado de Cadastro) e vai simplificar o processo de regularização de alguns empreendimentos.

O Corpo de Bombeiros passou a integrar o sistema Regin (Sistema Integrado de Cadastro) e vai simplificar o processo de regularização de alguns empreendimentos. A ideia é adotar um procedimento prático e online, válido para estabelecimentos de baixo risco. O empresário responderá um questionário (autodeclaração) que concederá um Certificado de Aprovação Simplificada, o que dará celeridade na posterior concessão do alvará de funcionamento.

A iniciativa integra a ação da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) e do Comitê de Desburocratização, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para facilitar o processo de abertura de empresas. Outros órgãos reguladores como Vigilância Sanitária, Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e cartórios também farão parte da integração.

Segundo o presidente da Jucerja, Luiz Velloso, espaços como casas de shows, cinemas, teatros, templos religiosos, circos, postos de abastecimento e restaurantes são alguns exemplos que não se classificam como de baixo risco.

“Se o negócio não oferecer nenhum risco e não desenvolver atividades para o grande público, tipo uma sapataria, um escritório, um pequeno cabeleireiro ou lanchonete, o empreendedor deve responder o questionário de autodeclaração no sistema e, em seguida, efetuar o pagamento do boleto. Após o prazo de cinco dias, o certificado do Corpo de Bombeiros poderá ser impresso e fixado no quadro de avisos do local”, disse Velloso.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, ressaltou que o Certificado de Aprovação Simplificada não exclui o estabelecimento das vistorias presenciais feitas rotineiramente pelos militares.

“Nossa participação no Regin não significa que os estabelecimentos e as pessoas estarão menos seguras, até porque o cidadão e empreendedor também são responsáveis pela segurança. Esse processo dá celeridade à concessão do alvará de funcionamento, empregando pessoas e gerando impostos. Manteremos as nossas vistorias cotidianas e, se verificarmos inconformidades, vamos cancelar o documento e tomar as medidas administrativas cabíveis, desde a autuação ao fechamento do local”, afirmou o coronel.

Fonte: O Fluminense

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.