CRF/RJ publica deliberação sobre procedimentos de autuação e multa

CRF/RJ publica deliberação sobre procedimentos de autuação e multa
Foto: freepik

O Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ) publicou, na última quinta-feira (3/12), a Deliberação 2324/2020, que especifica novos detalhes sobre os procedimentos de autuação e multa durante a fiscalização em farmácias e drogarias.

Informações gerais

Como é de conhecimento geral, o órgão informa que seus fiscais podem instaurar o Processo Administrativo Fiscal (PAF) quando, no momento da visita, o estabelecimento não comprovar que as atividades são realizadas por um farmacêutico registrado no CRF e habilitado conforme as normativas do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

As autuações podem ser por diferentes motivos – a farmácia não ter um farmacêutico responsável técnico (RT) há mais de 30 dias; não ter RTs suficientes para a carga horária especificada ao CRF/RJ; o estabelecimento estar funcionando fora do horário conhecido pelo Conselho e sem RT; ou o profissional não ter registro regular.

Especificidade dos 30 dias

No caso específico dos 30 dias, o CRF reitera que segue as determinações do artigo 12 da Lei Federal nº 13.021/2014 e do artigo 17 da Lei Federal nº 5.991/1973, aplicando-se somente a estabelecimentos em que tenha havido a baixa da responsabilidade técnica junto ao órgão. Ao longo desse período, até que se tenha um novo RT, não será possível realizar qualquer atividade que requeira a presença de profissional farmacêutico.

Valor das multas

Outro ponto importante é a alteração do valor das multas. Caso a farmácia seja autuada pela primeira vez por estar sem farmacêutico há mais de 30 dias ou ter um RT sem registro regular junto ao CRF/RJ, o valor da multa é três salários mínimos. Caso o estabelecimento seja reincidente, passa para seis salários mínimos.

Caso não haja RTs suficientes para atender a carga horária prevista em legislação específica ou a farmácia estiver funcionando em horário diferente do declarado e não tiver um profissional averbado como RT nesse período, também há dois valores diferentes de multa: a primeira autuação corresponderia a dois salários mínimos e a reincidência corresponderia a quatro.

Veja também: Lei estadual desobriga o uso de termômetros digitais em farmácias e drogarias

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Público descobriu técnicas para influenciar a decisão de compra do cliente no PDV....
Com fórmula avançada de ácido salicílico, ácido tranexâmico, vitamina C e niacinamida, o sérum entrega uma combinação sinérgica de ativos com ação multibenefícios....
Segundo dados da Interplayers, SP, RJ e MG lideram a expansão do setor; especialista aponta mudança nos hábitos de consumo....
Imunizante produzido pelo Instituto Butantan protege contra duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus tipo B....
Cerimônia aconteceu em São Paulo e premiou empresas franqueadoras....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!