Dia mundial da asma: especialistas querem melhorar o atendimento ao paciente na rede pública

Maxpress

O Dia Mundial da Asma, celebrado em 5 de maio, é um momento oportuno para alertar a população sobre os riscos da doença e, mais que isso, provar a milhares de asmáticos que eles podem levar uma vida normal se mantiverem a asma controlada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre 100 milhões e 150 milhões de pessoas são vítimas da asma em todo o mundo. No Brasil, aproximadamente 10% da população sofrem da doença, sendo registradas 2,5 mil mortes todos os anos – uma média de oito pessoas por dia -, segundo o Ministério da Saúde.

A estimativa é que, a cada ano, cerca de 350 mil brasileiros sejam internados devido à asma. A doença é a quarta principal causa de hospitalizações no País, representando um gasto de mais de R$ 100 milhões para os cofres públicos.

Preocupados com esse cenário e com a missão de reverter a alta mortalidade associada à asma, o Conselho de Programas de Asma e Rinite (COPAR), formado por pneumologistas, alergistas e pediatras, decidiu multiplicar Brasil afora experiências bem-sucedidas de controle da doença.

"O objetivo do COPAR é, em conjunto com os gestores de saúde estaduais e municipais, encontrar caminhos para melhorar a assistência ao asmático na rede pública", explica a presidente do conselho, a pediatra Zuleid Mattar.

Entre as propostas do COPAR estão a realização de ações educativas para profissionais de saúde e população, a capacitação de generalistas para lidar com a doença, a ampliação do elenco mínimo de medicamentos disponíveis no SUS e o uso racional dos recursos destinados à compra de remédios.

As iniciativas são inspiradas em programas de cidades como Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Londrina (PR), Sorocaba (SP) e Montenegro (RS), apenas para citar algumas, que conseguiram melhorar a atenção ao asmático com a adoção de medidas simples.

"Conquistas como a diminuição das hospitalizações, a redução de custos e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes são o que o motivam o nosso trabalho", justifica.

Os programas-modelo – Criado em 1999 pela secretaria de saúde, o Programa de Atendimento ao Paciente Asmático do Distrito Federal está calcado em três pilares: educação em asma, fornecimento de medicamentos e capacitação dos profissionais de saúde. Segundo dados do Datasus, de 2000 a 2007, o programa foi responsável por uma redução de 38% no número de internações. A desoneração aos cofres públicos no período foi de R$ 772,5 mil. Em 2000 foram 2.743 internações por asma frente a 1.983 em 2007, liberando leitos para outros pacientes. "As conquistas foram alcançadas tanto devido à expansão do número de centros de atendimento aos pacientes asmáticos em Brasília quanto pela garantia do fornecimento de medicamentos da atenção básica e pela oferta de remédios de alto custo", a coordenadora do Programa de Asma da Secretaria de Saúde de Brasília, Dra. Marta Guidacci.

Em Salvador, o Programa de Controle da Asma e da Rinite Alérgica (ProAR), realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia, oferece assistência integral ao paciente da rede pública. "O principal objetivo do programa é devolver

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Empresas que se destacam são aquelas que sabem equilibrar inovação tecnológica com a humanização no atendimento ao cliente....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.