A Celesio, uma das maiores distribuidoras mundiais de medicamentos, anunciou nesta semana que colocou à venda suas operações no Brasil, como parte de uma estratégia para aumentar o foco em mercados e clientes europeus. A companhia opera no Brasil pelas empresas Panpharma, que detém 15 por cento de participação do mercado de distribuição nacional de medicamentos, e a Oncoprod, voltada a medicamentos de alta complexidade. A Celesio havia incluído a Panpharma em seu grupo em 2012 e completado a aquisição de 40 por cento da Oncoprod, que ainda não possuía em agosto do ano passado. "Esta decisão está alinhada à estratégia da Celesio de fortalecer sua posição de mercado na Europa", afirmou o presidente do Conselho de Administração da Celesio, Marc Owen, em breve comunicado ao mercado. Com a decisão, o presidente-executivo da Celesio no Brasil, Alexander Triebnigg, decidiu deixar a companhia. As operações brasileiras serão dirigidas interinamente por Gustavo Kotscho, Hanns Martin Lipp e Herminio Tavares. Em 2014, a receita da divisão de soluções para farmácias da Celesio no Brasil caiu 4 por cento, a 1,68 bilhão de euros, segundo resultado anual da companhia alemã, que cita depreciação do real, impactos contábeis, lentidão no ritmo de reestruturação de negócios no País e consolidação de redes de farmácias como elemento de pressão sobre margens de lucro. Fonte: Site Exame