Droga pode prevenir gripe, diz OMS

O Estado de São Paulo

Mas isso deve ocorrer em países ricos ou com excesso de estoque; em geral, só doentes devem tomar o Tamiflu

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a venda do fosfato de oseltamivir (Tamiflu) ocorra apenas com orientação médica para o tratamento da gripe suína. Mas abre a possibilidade para que países com estoque significativo do remédio e com recursos financeiros usem o antiviral também como profilaxia.
Em países como o Reino Unido, pode-se comprar o remédio por telefone, enquanto na Suíça o antiviral é 100% reembolsado pelos seguros de saúde. Mas para o porta-voz da OMS, Thomas Abraham, deve haver recomendação médica. "Tanto faz como o remédio é distribuído. A questão é que um médico deve recomendar." Mas a situação pode ser diferente em países ricos.

Aphaluck Bhatiasevi, outra assessora da entidade, diz que está comprovado que o Tamiflu pode oferecer maior proteção para pessoas que não estão afetadas. "Se uma pessoa trabalha ou precisa conviver com alguém que está com a gripe, pode ser boa ideia tomar o antiviral também. Mas isso apenas em países que tenham um estoque suficiente ou recursos."

Na Suíça, há 30 milhões de tratamentos para uma população de 7 milhões. A OMS tem 5 milhões de tratamentos doados pelos produtores para atender 70 países pobres.

Distribuição no Rio
O secretário estadual da Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, anunciou que o remédio será distribuído por 56 quartéis do Corpo de Bombeiros a hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e polos de atendimento de gripe. Até então, todo o estoque estava na farmácia do Iaserj. Serão distribuídos 5 mil tratamentos, produzidos pela Fiocruz. "Queremos garantir que o medicamento seja ministrado a esses pacientes nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas", disse.

Côrtes ressaltou que a indicação do remédio deve ser feita só em casos graves ou para pacientes dos grupos de risco, como crianças de até 2 anos e gestantes. Qualquer médico das redes pública ou privada poderá receitá-lo, mas deverá baixar um formulário da internet. Com o formulário e duas vias da receita, a unidade onde o paciente está internado ou um acompanhante seu poderão buscar o medicamento no quartel do Corpo de Bombeiros mais próximo.

Os demais pacientes – cerca de 95% dos casos – não receberão o oseltamivir, mas tratamento para aliviar os sintomas, seguindo orientação médica. O objetivo é evitar que o uso indiscriminado do medicamento crie resistência do vírus.

O presidente do Conselho Regional de Medicina no Rio (Cremerj), Luiz Fernando Moraes, foi procurado para ajudar a Secretaria Estadual da Saúde a validar os CRMs dos médicos, pois haveria temor de que leigos preenchessem o formulário. Apesar de esse sistema não ter sido feito, ele aprovou o novo método de distribuição.

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.
Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes....
Renovação é obrigatória para todos os estabelecimentos credenciados, inclusive aqueles com conexão suspensa ou em fase de monitoramento....
Justiça considerou ilegal a exigência do documento para farmácias, drogarias e distribuidoras....
Setor de alimentos para fins especiais também apresenta alta no consumo de concentrados de proteínas e em contratações...
Nova unidade oferece um amplo mix de produtos, com destaque para cosméticos e perfumaria....
Em entrevista à Ascoferj, Gilberto Sartori, fundador da rede, relembra o início da rede e destaca projetos para o segundo semestre de 2025....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição

Comunicado importante

Informamos que, devido aos feriados nacionais, nos dias 18 e 21, e ao feriado estadual, no dia 23 de abril, a Ascoferj não funcionará. No dia 22 de abril, o atendimento será realizado de forma remota, das 9h às 17h.

👉🏼 As atividades serão retomadas de forma presencial na quinta-feira, dia 24, a partir das 8h.