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icone de categorias Notícias icone de data de publicação 15 de fevereiro de 2012.

Drogaria Araújo não quer sócio

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Brasil Econômico

Maior rede de drogarias de Minas Gerais segue fora do movimento de fusões aquisições

O ano está apenas começando e duas aquisições já foram feitas no varejo farmacêutico, o que confirma o forte movimento de consolidação pelo qual o segmento passa. Só neste mês houve duas movimentações importantes: a Brazil Pharma comprou a Farmácia Sant’ana e a Raia Drogasil levou cinco unidades da Drogaria Panda.

Mais negociações devem acontecer em 2012. No entanto, há quem prefira ficar de fora. “Uma empresa só é vendida quando está com problemas e não é nosso caso”, diz Modesto Araújo, presidente da Drogaria Araújo. Com 110 unidades em Minas Gerais e faturamento de R$ 1 bilhão, a empresa é uma potência em seu estado. Suas lojas de cerca de 500 metros quadrados vendem produtos inusitados para uma farmácia. Ração para cachorro é um exemplo.

E é este perfil de produtos espalhados por grandes lojas que impedem a drogaria de partir para aquisições. “É improvável que a Drogaria Araújo compre outra empresa. A maior parte das redes tem unidades de no máximo 100 metros quadrados”, afirma o presidente. Por isso, ele prefere continuar crescendo por meio da abertura de lojas. Para 2012, o plano é inaugurar 20 novos pontos de venda, um desempenho tímido se comparado com a Pague Menos. Assim como a Araújo, a empresa, por enquanto, apenas assiste às fusões e aquisições. No comando de 500 lojas, Francisco Deusmar Queirós espera abrir outras 100 até dezembro contra 89 do ano passado. Foi também em 2011 que a Pague Menos solicitou registro de companhia aberta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Devido à crise internacional, a varejista aguarda o momento de lançar ações no mercado.
Mesmo quando a hora de levantar dinheiro em bolsa chegar, Deusmar promete ficar atento aos possíveis exageros do mercado. “A Brazil Pharma pagou muito caro pela Sant’ana. Foram quase R$ 5 milhões por loja”, diz o dono da Pague Menos. O principal foco da companhia é a região Nordeste. Por lá também ganham força a Drogarias DPSP e a própria Brazil Pharma.


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