A Drogaria Coutinho, uma das principais redes de farmácias de São João de Meriti (RJ), inaugurou, nesta terça-feira (27/08), o robô BD Rowa. Ela é a primeira farmácia no estado do Rio de Janeiro a adquirir a tecnologia, que agiliza os processos e aprimora o atendimento aos clientes ao selecionar e dispensar produtos em até 12 segundos.
Leia: Drogaria Coutinho é primeira do Estado do RJ a ter robô BD Rowa
A proposta do robô BD Rowa é atuar atrás do balcão da loja, auxiliando os atendentes e farmacêuticos a garantir um atendimento ainda melhor aos clientes, além de fortalecer a cadeia de reabastecimento de produtos para as outras unidades da rede e aperfeiçoar o atendimento dos canais digitais, beneficiando a expansão dos negócios.
“Com o robô BD Rowa, o tempo gasto pelo balconista e o farmacêutico para buscar e entregar medicamentos ao cliente foi reduzido. Com 26 dias de operação em nossa loja, a tecnologia tem entregado tudo o que foi prometido. Agora, nossos balconistas conseguem dar mais atenção aos clientes, e o atendimento é mais ágil. Temos interesse em implantá-lo em outras filiais”, comenta Gabriel Santos, diretor Executivo da Drogaria Coutinho.
Gabriel destacou que o robô não para de operar mesmo com a loja fechada. A tecnologia continua organizando o estoque e fazendo a transferência de itens para outras filiais da Coutinho.
Outro benefício que o executivo ressaltou foi a otimização do espaço físico. Com a instalação do novo equipamento, foi recuperado um espaço de 8 m², permitindo o aumento da área de autoatendimento ao cliente e o investimento em novas ilhas, oferecendo ao consumidor uma maior variedade de produtos.
Em entrevista à Ascoferj, Monise se disse feliz com a parceria da BD com a Coutinho: “Ela tem um significado muito especial para a BD. Nosso foco sempre será investir em médias e pequenas redes de farmácias, além de farmácias independentes, porque temos certeza de que os impactos serão significativos. Atualmente, temos aproximadamente 20 projetos espalhados por todo o Brasil”.
Como o robô BD Rowa funciona
O robô otimiza as práticas diárias de recebimento, armazenamento e dispensação de medicamentos, garantindo controle da operação e agilidade no atendimento ao cliente. Com o recebimento da prescrição, o farmacêutico ou atendente insere os dados no sistema e, a partir desse primeiro passo, o robô opera em três fases: admissão, quando ele recebe, via sistema, todos os dados da prescrição; preparação, quando ele coleta na prateleira do próprio equipamento os medicamentos de acordo com a quantidade e a dosagem; e dispensação, quando ele entrega os medicamentos diretamente ao farmacêutico.
Leia também: Gestão de suprimentos é fundamental
A tecnologia do robô BD Rowa faz o gerenciamento imediato do estoque logo após dispensar o medicamento. Dessa forma, a farmácia pode programar a reposição, evitando atrasos, erros e inconformidades no inventário.
Presente no Brasil há 68 anos, a BD é uma das líderes globais em tecnologia médica e atua há cinco anos com automação no varejo farmacêutico. Até o final do ano, a companhia pretende ultrapassar a marca de 20 unidades do robô BD Rowa vendidas no país.
Créditos das fotos: Gabriela Falcão